• Terça-Feira, 14 de Maio de 2024

PSDB oficializa pré-candidatura de João Vicente Claudino a prefeito de Teresina

Medida é vista como uma reação à desistência do presidente estadual da sigla, Luciano Nunes (PSDB)

PSDB lança pré-candidato a prefeito de Teresina / Foto: Jonas Carvalho

O ex-senador da República, João Vicente Claudino, foi oficializado como pré-candidato à Prefeitura de Teresina pelo PSDB. Os dirigentes do diretório municipal deliberaram, nesta terça-feira (20), a estratégia da sigla de lançar candidatura própria na capital.

A medida é vista como uma reação à desistência do presidente estadual da sigla, Luciano Nunes (PSDB), de concorrer ao Executivo Municipal e o consequente apoio ao pré-candidato Fábio Novo (PT).

João Vicente Claudino se filiou ao PSDB em 2023, durante ato político na Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi). A filiação contou com a anuência de lideranças do bloco político formador por Progressistas, União Brasil e PSDB.

João Vicente Claudino/Foto: Portal Clubenews.
 

Desde então, segundo o ex-senador, o seu nome estava disponível para a apreciação do partido quanto à possibilidade de candidatura majoritária.
“É uma coerência minha de que desde o momento que entrei no PSDB, coloco o meu nome para uma candidatura a prefeito pelo PSDB. E aqui nós estamos reafirmando isso”, afirmou.

Sem expressão

Nas eleições de 2022, o PSDB decidiu não lançar candidatos aos cargos de deputado estadual, deputado federal e senador. A estratégia, de acordo com João Vicente, provocou um processo de esvaziamento da sigla, a exemplo da saída do deputado estadual Marden Menezes para o Progressistas.

PSDB lança pré-candidato a prefeito de Teresina/Foto: Portal Clubenews.
 

“O partido sofreu um processo de esvaziamento duríssimo. Em 2022, o presidente Luciano abriu mão de ter chapas estadual e federal, e transferir esses candidatos para outras siglas. Foi um entendimento que prejudicou muito o PSBD”, avaliou.

Resolução em Brasília

O presidente do PSDB em Teresina, vereador Edson Melo, disse que o próximo passo será o registro da pré-candidatura e que a legenda recorrerá à Executiva Nacional do partido para ratificar o que foi acordado na capital piauiense.

“Se criarem obstáculos, nós vamos decidir em Brasília. Eu acho improvável o diretório nacional não opiar uma candidatura própria ou uma participação na chapa majoritária. O resultado final é que nós acabamos de optar pela candidatura própria e o ex-senador João Vicente Claudino já colocou o seu nome”, disse.

Força política

O evento também serviu como demonstração de força do grupo de oposição na capital. Além de ex-secretários de gestões tucanas, estiveram presentes representantes dos partidos Progressistas, PL, União Brasil e Cidadania, que compõe a federação partidária com o PSDB.

Kléber Montezuma/Foto: Portal Clubenews.
 

O ex-secretário de Educação e ex-candidato à Prefeitura de Teresina, Kleber Montezuma, ressaltou a necessidade de candidatura própria do PSDB e disse que o principal adversário do grupo é o PT.

“Todas as campanhas que eu fiz com o Firmino Filho aqui em Teresina, em todas elas, o nosso adversário sempre foi o PT. E o PT sempre quis destruir o Wall Ferraz e o Firmino Filho. A história de Teresina é muito conhecida e o PT sempre foi adversário nosso”, afirmou.

Fonte: Portal Clubenews

Compartilhe:

Comentar

0 Comentários

  1. Nenhum comentário registrado para esta matéria. Seja o primeiro!

Veja Também