• Terça-Feira, 14 de Maio de 2024

Projeto de troca do piso da Catedral de Picos será retomado no final do mês

O anúncio foi feito pelo pároco da Paróquia Nossa Senhora dos Remédios, Padre Pio Feitosa Marinho

Troca do piso da Catedral será retomada no final do mês / Foto: José Maria Barros

POR JOSÉ MARIA BARROS/IONFORMA PICOS

Paralisado no dia 14 de fevereiro de 2020, o projeto de troca do piso da Igreja Catedral Nossa Senhora dos Remédios, em Picos, será retomado no final do mês.

O anúncio da retomada da obra foi feito pelo pároco da Paróquia Nossa Senhora dos Remédios, Padre José Pio Feitosa Marinho, que aproveitou para agradecer a generosidade da comunidade católica picoense, que tem colaborado com o projeto.

Padre Pio Feitosa está à frente do projeto/Foto: José Maria Barros.
 

“Nós já conseguimos junto à comunidade a aquisição do material, do piso, que foi comprado e está no CTD. Agora no final desse mês, na última semana de janeiro, o pessoal da marmoraria já vem para iniciar o trabalho, cortar e assentar o piso” – anunciou Padre Pio Feitosa.

Segundo o pároco, ainda faltam os recursos para a mão de obra, algo em torno de R$ 300 mil. Para tanto, a equipe de apoio ao projeto está realizando um sorteio de um terreno de 20 por 30, que será realizado na manhã de 5 de fevereiro, no Picoense Clube.

Parte de lateral ainda sem o piso/Foto: José Maria Barros.
 

“O povo tem participado e colaborado como posse nesse projeto de troca do piso desse solo sagrado, que é a Catedral de Picos. Fazemos um apelo para que não fique de fora” – conclamou o Padre Pio Feitosa.

Lateral ainda sem o piso/Foto: José Maria Barros.
 

Paralisação

No momento em que foi paralisado, o projeto já estava bem adiantado. O piso da nave central da Catedral já foi totalmente trocado e uma das laterais está praticamente completo. 

Troca do Piso

Troca do piso teve início em abril de 2019/Foto: José Maria Barros.
 

Após duas votações abertas, em que a esmagadora maioria dos católicos votou a favor da troca do piso, a retirada dos ladrilhos teve inicio em 24 de abril de 2019 e paralisada dois dias depois por recomendação do Ministério Público Estadual. 

Depois de muita polêmica e manifestações dos católicos favoráveis à execução do projeto, o serviço somente foi retomado no dia 5 de julho de 2019, após um impasse que durou mais de dois meses. Os operários envolvidos na obra trabalharam à portas fechadas até a conclusão, que aconteceu em 5 de agosto, véspera da festa da Padroeira.

Troca do piso da Catedral de Picos/Foto: José Maria Barros.
 

Aconteceu uma nova paralisação e somente no dia 23 de setembro de 2019, começou a segunda etapa do projeto de reforma da Igreja Catedral de Picos.

Sob a responsabilidade do engenheiro picoense Ayrton José da Costa Luz e, orientação do arquiteto e urbanista Tobias Bonk Machado, os operários iniciaram, então, a colocação do granito na área interna da Catedral.

Troca do piso da Catedral de Picos/Foto: José Maria Barros.
 

O novo piso substitui os ladrilhos antigos, que foram retirados após realização de dois plebiscitos, quando a maioria dos católicos votou a favor do projeto de renovação.

Catedral de Picos com os antigos ladrilhos/Foto: José Maria Barros.
 

Por um bom tempo, enquanto a obra de colocação do novo piso estava em andamento, às missas passaram a ser celebradas no Salão Paroquial, localizado ao lado da Igreja Catedral de Picos.

Catedral de Picos é uma das maravilhas do Piauí/Foto: José Maria Barros.
 
Nave central da Catedral de Picos já com o novo piso/Foto: José Maria Barros.


 

Compartilhe:

Comentar

0 Comentários

  1. Nenhum comentário registrado para esta matéria. Seja o primeiro!

Veja Também