Prefeito Pablo Santos participa de audiência e reforça compromisso com fim dos lixões
Prefeito de Picos declarou ainda que enfrentamento do problema exige a união de diferentes setores
Prefeito de Picos Pablo Santos (MDB) / Foto: José Maria Barros
O prefeito de Picos Pablo Santos (MDB) participou na manhã de ontem, 10 de junho, de uma audiência pública para debater estratégias viáveis e sustentáveis para eliminar os lixões a céu aberto ainda presentes em vários municípios da região.
A audiência pública foi realizada no plenário da Câmara Municipal de Picos e, contou com a presença do prefeito Pablo Santos, representantes do Ministério Público e do Tribunal de Contas do Estado.
Durante o encontro, o prefeito Pablo Santos reforçou o compromisso da gestão municipal com a resolução de forma definitiva do problema dos resíduos sólidos.
Segundo o gestor, a Prefeitura de Picos já contratou uma consultoria especializada para ficar responsável pela questão dos resíduos sólidos no município.
O prefeito de Picos Pablo Santos reforçou ainda que o enfrentamento do problema exige a união de diferentes setores. No encontro também foi discutido a possível criação de um aterro sanitário regional, com base em uma área visitada recentemente na cidade de Francisco Santos.
Zero Lixões
A ação faz parte do projeto Zero Lixões, que visa à erradicação desses locais, à implantação de unidades de triagem, à adoção de sistemas de coleta seletiva e à criação de consórcios intermunicipais para uma gestão mais eficiente dos resíduos sólidos.
A macrorregião de Picos, composta por 33 municípios, é considerada uma área estratégica no plano estadual devido à sua alta densidade populacional e à presença de lixões ainda em funcionamento.
Segundo a organização do encontro, a expectativa é que a audiência pública viabilize a formalização de adesões ao projeto, estabelecendo metas e prazos para a erradicação definitiva desses lixões e marcando o início de uma nova fase na gestão ambiental da região.
Nenhum comentário registrado para esta matéria. Seja o primeiro!