• Quinta-Feira, 02 de Maio de 2024

Poetisa Ilza Bezerra é eleita para Academia de Letras da Região de Picos

A eleição foi realizada nesta sexta-feira, 25 de novembro, e Ilza Bezerra venceu a disputa com 13 votos

Ilza Bezerra é eleita para Alerp / Foto: Aquivo pessoal

POR JOSÉ MARIA BARROS/INFORMA PICOS

A poetisa e cordelista Maria Ilza Bezerra de Sousa foi eleita hoje para a cadeira número 28 da Academia de Letras da Região de Picos (Alerp), que era ocupada anteriormente pelo ex-prefeito Francisco das Chagas Bezerra Rodrigues, o Chico de Júlio, falecido em outubro de 2020.

Acadêmicos participam da eleição/Foto: Divlgação.
 

A eleição foi realizada na manhã desta sexta-feira, 25 de novembro, e contou com a participação de 25 dos 27 acadêmicos aptos a votar. 15 votaram por e-mail e 10 presencialmente.

Presidente da Alerp, Francisco de Assis Sousa/Foto: Divulgação.
 

Três candidatos participam da eleição e o resultado foi divulgado no início da tarde. A poetisa Ilza Bezerra, natural de Fronteiras, foi eleita com treze votos. Em segundo lugar ficou o romancista picoense Douglas Moura Nunes que conquistou sete votos. Na terceira colocação o poeta e cronista José Borges de Morais, que obteve cinco votos.

Douglas Nunes ficou em segundo com sete votos/Foto: Arquivo pessoal.
 

Atualmente, a Alerp é presidida pelo professor Francisco de Assis Sousa, que acompanhou e participou do processo de eleição da nova imortal. 

Acadêmicos partocipam da eleição/Foto: Divulgação.
 

A Cadeira 28 da Alerp tem como Patrono Francisco de Moura Barbosa e, foi ocupada anteriormente pelo politico, radialista, romancista, compositor e poeta, Francisco das Chagas Bezerra Rodrigues, o Chico de Júlio.

José Borges ficou em terceiro lugar com cinco votos/Foto: Arquivo pessoal.
 

Dados biográficos

MARIA ILZA BEZERRA, nasceu no município de Pio IX, mas escolheu ser natural de Fronteiras-PI, quando fez a sua certidão de nascimento aos 18 anos, onde passou boa parte dos seus anos. Professora em Letras Português e Inglês. Com vasta experiência em sala de aula, do ensino fundamental ao ensino superior, na área de língua e literatura. Morou em Maceió, em Teresina. Aniversaria em 22 de dezembro. Alfabetizada pela sua mãe (costureira). O seu primeiro contato com a leitura foi através dos romances de cordel, dentre eles: Iracema, O Pavão Misterioso, Coco Verde e Melancia... Lia diariamente para seus pais, vizinhos idosos e crianças. 

Seu primeiro namorado surgiu numa roda de cordel. Mais tarde descobriu os clássicos da Literatura Brasileira, Portuguesa e Universal. 

Em 2017 se mudou para a cidade de Picos, cenário das suas narrativas em cordel, um dos seus Reinos. “Quando me perguntam o que estou fazendo em Picos, eu falo: estou desfazendo-me e tecendo-me com as linhas de cordel, a textura de um pão doce e a melodia do canto do Tetéu, entre calçadas altas, ruas estreitas e montes vistosos.” Ainda acrescento: “Sou grata à cidade de picos, terra de pessoas acolhedoras, já fui condecorada com 3 títulos: MULHER Vitoriosa, Mulher EXTRAORDINÁRIA e Mulher PÉROLA”. 

Autora dos cordéis: “A Saga Shakespeariana de Romeu e Julieta”, “Nas Garras do Gavião”, “A Saga de Antônio dos Andores”, “Maria das Tiras”, “Juanita das Sete Eiras”, “Dona Marluce - a sabedoria vestida com o robe da simplicidade”, “Anjos Ignorados no Vale do Guaribas”, “Os fantasmas secretos de Maria dos Anjos”, “Dona Guidé – um Coração de colibri”, “O Carisma Cordimariano de Maria Helena”, “Nísia Floresta – entre lutas e controvérsias”. Sua primeira publicação foi em poema: “Tudo é um Momento”. 

Pela sua experiência de leitura e escrita de cordel, hoje ministra palestras e oficinas envolvendo os mais diversos temas da literatura de cordel com humor e poesia. 

Como diz Vergílio Ferreira: “Cultura não é somente o armazenar de conhecimento, mas a capacidade de interrogarmos o tempo”.

Com informações da Alerp

Maria Ilza Bezerra de Sousa/Foto: Arquivo pessoal.


 


 

Compartilhe:

Comentar

2 Comentários

  1. Cleide da Silva Bezerra

    Parabéns. Como é maravilhoso ver o crescimento de uma pessoa por meio da educação, através da leitura

Veja Também