Picos celebra 129 anos de emancipação política
Terceiro maior município do Piauí em população, Picos foi emancipado politicamente em 12 de dezembro de 1890
Vista parcial da cidade de Picos / Foto: José Maria Barros
Por José Maria Barros
As comemorações começaram no dia 6 deste mês e serão concluídas amanhã, 13, com uma partida de futebol amistosa entre Prefeitura Municipal de Picos e Câmara de Vereadores. O confronto será as 18 horas no Estádio Helvídio Nunes de Barros.
Segundo historiadores, a elevação da vila de Picos à categoria de cidade verificou-se através da Resolução Estadual Nº 33 de 12 de dezembro de 1890, assinada pelo então chefe de Governo Estadual João da Cruz Santos, o Barão de Uruçuí, desmembrando de Oeiras.
Programação
Para festejar a data, ao longo da semana o prefeito de Picos, Padre José Walmir de Lima (PT), comandou uma série de atividades com inauguração de obras de infraestrutura. Ontem pela manhã aconteceu sessão solene na Câmara de Vereadores em alusão ao aniversário de 129 anos do município. À noite, festa na Avenida Beira-Rio, com queima de fogos de artifício à partir da meia noite.

Nesta quinta-feira, 12, data oficial do aniversário de Picos, é feriado municipal e a programação oficial começa as 16 horas com inauguração de calçamentos nos bairro Parque de Exposição e Junco, localizados na Zona Leste da Cidade.
Logo em seguida será inaugurada uma academia de saúde no bairro Junco e a reforma da quadra de esportes Dirceu Arcoverde, mais conhecida como quadra do PCC. 19 horas show evangélico com Jonathan e Junior, Som e Louvor e Banda Petrus.
Exposição
Como parte da programação está sendo realizada ainda uma exposição denominada de Picos 129 anos de histórias, com registro fotográfico e informações sobre o município. A exposição já esteve no Senac, UFPI, Palácio Coelho Rodrigues e Câmara de Vereadores. Ainda vai para Uespi, Estádio Helvídio Nunes, Shopping do Povo e Praça Josino Ferreira.
Nenhum comentário registrado para esta matéria. Seja o primeiro!