• Domingo, 19 de Maio de 2024

Perda: morre em Picos aos 77 anos o comerciante Chicoza

Natural da vizinha cidade de Santa Cruz do Piauí, Chicoza residiu por mais de 40 anos em Picos

Comerciante Chicoza / Foto: Romário Mendes

POR JOSÉ MARIA BARROS/INFORMA PICOS

Depois de alguns dias internado no Hospital Regional Justino Luz com problemas respiratórios, faleceu em Picos neste sábado, 9 de outubro, o comerciante Francisco José dos Santos Moura, conhecido como Chicoza.Ele tinha 77 anos de idade e deixa cinco filhos do primeiro casamento, do qual ficou viúvo. São eles: Gilson, Celizane, Glaira, Mabel e Rosane. Atual esposa, Neusa Moura.

A informação sobre a morte de Chicoza foi confirmada pelo ex-presidente da Câmara Municipal de Picos, vereador Hugo Victor (MDB), amigo pessoal dele e da sua família. O parlamentar lamentou a perda do também correligionário, que era membro do diretório do MDB.

Chicoza com o amigo, vereador Hugo Victor (MDB)/Foto: Romário Mendes.
 

O velório acontece no Salão do Paf, localizado na Rua do Cruzeiro. A missa de corpo presente será as 7 horas da manhã do domingo, 10, na Igrejiha do Sagrado Coração de Jesus e, em seguida o sepultamento no Cemitério São Pedro de Alcântara, em Picos.

Natural de Santa Cruz do Piauí

Chicoza era natural da vizinha cidade de Santa Cruz do Piauí, onde exerceu o mandato de vereador por duas oportunidades nas décadas de 1960/1970.  Após residir por um período em Regeneração (PI), ele se mudou para Picos em 1976, onde trabalhou no Picos Hotel. Dois anos depois, abriu um bar na Avenida Nossa Senhora de Fátima, que ficou conhecido como o Bar de Chicoza, onde atuou por 40 anos.

Chicoza com os cinco filhos/Foto: Arquivo pessoal.
 

Localizado ao lado da sede da Associação Comercial e Industrial de Picos, o Bar do Chicoza foi por quatro décadas o ponto de encontro de amigos e líderes políticos da cidade. 

Muitos dos frequentadores lembram que era lá que lideranças políticas se reuniam para discutir estratégias, especialmente nos períodos de campanhas eleitorais. 

Chicoza recebendo título de cidadão picoense/Foto: Romário Mendes.
 

Cidadão picoense

Em sessão solene realizada na noite de 29 de setembro de 2019, o comerciante Francisco José dos Santos Moura, o Chicoza, recebeu o título de cidadão picoense. A iniciativa de homenageá-lo partiu do então presidente de casa, Hugo Victor (MDB), e foi aprovada por unanimidade pelo plenário no dia 30 de agosto de 2010.

Chicoza agradecendo pelo título de cidadão picoense/Foto: Romário Mendes.
 
Chicoza agradecendo pelo título de cidadão picoense/Foto: Romário Mendes.
 
Chicoza no aniversário de 75 anos/Foto: Arquivo pessoal.

 

Compartilhe:

Comentar

0 Comentários

  1. Nenhum comentário registrado para esta matéria. Seja o primeiro!

Veja Também