Paróquia da Catedral de Picos celebra Vigília Pascal com batismo de oito jovens
Centenas de fiéis participaram da cerimônia, que teve início às 20 horas com a benção do fogo novo
Fiéis celebram Vigília Pascal na Catedral de Picos / Foto: divulgação
Como parte da programação da Semana Santa em Picos, a Paróquia Nossa Senhora dos Remédios celebrou nesta noite de sábado, 19 de abril, a Vigília Pascal. A cerimônia foi realizada na Igreja Catedral e contou com o batismo de oito jovens catecúmenos e a presença de centenas de fiéis católicos.
A cerimônia teve início às 20 horas em frente à Igreja Catedral de Picos, com a benção do fogo novo e apresentação do Círio Pascal, uma grande vela que simboliza a luz de Cristo, que ilumina o mundo.

Segundo a tradição católica, a solene celebração da Vigília Pascal relembra a noite Santa em que Jesus passou da morte para a vida. Centenas de fiéis participaram da celebração, que durou cerca de três horas.

Por ser a Celebração da Luz, os fiéis acenderam suas velas no Círio e caminharam em procissão para o interior da igreja que se encontrava com as luzes apagadas e, de pé, acompanharam o canto da Proclamação da Páscoa.
A seguir, com o canto do Gloria e a Liturgia da Palavra, o bispo de Picos, dom Plínio José Luz da Silva continuou o rito da Vigília Pascal com a celebração da Santa Missa

Durante a Celebração, oito jovens catecúmenos provenientes da Paróquia Nossa Senhora dos Remédios receberam o Sacramento do Batismo.
Vigília Pascal
A Vigília Pascal conta, como prevê a liturgia, com quatro momentos.

Liturgia da Luz: A bênção do fogo novo, que simboliza Cristo ressuscitado, a luz que ilumina o povo que vivia nas trevas do pecado.
Liturgia da Palavra: As leituras, que mostram a ação de Deus em favor da humanidade, que Ele ama com paixão.

Liturgia Batismal: A renovação das promessas batismais, sinal da vida nova em Cristo, da qual o cristão começa a participar.
Liturgia Eucarística: A Eucaristia, na qual o próprio Cristo se dá em alimento, recordando sua Páscoa (ressurreição).

Vigília é uma palavra que vem do latim e que significa estar acordado e atento. No contexto religioso, é quando fiéis se reúnem para rezar e refletir. Geralmente realizada no período da noite, a vigília é feita à luz de velas, enquanto são lidos textos bíblicos.

Neste Domingo de Páscoa, 20 de abril, a Diocese de Picos conta com várias missas e a grande Procissão do Senhor Ressuscitado a partir das 17 horas, saindo da Catedral.


.jpg)

















Nenhum comentário registrado para esta matéria. Seja o primeiro!