Padre Walmir ignora aumento nos casos de covid-19 e não adere a lockdown
Prefeito de Picos decidiu não seguir o decreto do governador Wellington Dias com medidas restritivas no fim de semana
Comércio de Picos funcionou normalmente neste sábado / Foto: José Maria Barros
Por José Maria Barros/Informa Picos
No momento em que Picos registra uma subida vertiginosa no número de casos confirmados do novo coronavírus, o prefeito Padre José Walmir de Lima (PT), ignorou decreto baixado pelo governador Wellington Dias (PT) com medidas restritivas no fim de semana.
Na sexta-feira, 17, o governador Wellington Dias (PT) decretou medidas mais restritivas para sábado e domingo, com o objetivo de conter o avanço da covid-19 em todo o estado do Piauí.
Alegando que o decreto estadual foi publicado apenas ontem, 17, portanto, sem tempo hábil para organização e o planejamento dos setores atingidos, o prefeito de Picos, Padre Walmir, optou por não seguir as medidas restritivas.
A decisão causou uma verdadeira confusão, pois, muitos comerciantes só tomaram conhecimento por volta das 22 horas de ontem, quando já tinham informado aos seus funcionários que não precisariam comparecer ao trabalho neste sábado, visto que o estabelecimento seria fechado.
Por outro lado, com a decisão do prefeito Padre Walmir em não seguir as medidas propostas pelo governo do estado, muitos comércios abriram. E consequentemente, as ruas de Picos ficaram parcialmente lotadas, reduzindo em muito o índice de isolamento social cobrado pelas autoridades de saúde como forma de evitar a proliferação do covi19.
Diferente do sábado passado, 11 de julho, quando fiscais do município, com o apoio da polícia, fecharam os estabelecimentos que não podiam funcionar, e as ruas ficaram vazias; hoje foi tudo liberado. Supermercados e outros comércios funcionaram normalmente, inclusive a feira de frutas e de roupas e calçados.
A medida adotada pelo prefeito Padre Walmir também gerou certa apreensão na comunidade picoense, que não sabe se no próximo final de semana esses estabelecimentos serão fechados ou se poderão funcionar normalmente como aconteceu hoje.
O distanciamento social e as medidas de proteção contra o covid-19 têm sido recomendados diariamente pelos técnicos da saúde, preocupados com o crescimento da doença em Picos. Até ontem, 17, já tinham sido confirmados 1.230 casos do novo coronavírus e, 23 mortes no município.
Nenhum comentário registrado para esta matéria. Seja o primeiro!