• Quarta-Feira, 18 de Setembro de 2024

Padre Walmir assina com Florentino Neto termo de cooperação para reabertura da Policlínica

O termo de compromisso foi assinado na quinta-feira, 28, sendo definidas as obrigações entre os entes públicos envolvidos

Padre Walmir confirma reabertura da Policlínica / José Maria Barros

O prefeito de Picos, Padre José Walmir de Lima (PT, assinou nesta quinta-feira, 28, termo de cooperação com o secretário estadual de Saúde, Florentino Neto (PT), a fim de que a Policlínica seja reaberta. No documento, ficaram definidas as obrigações entre os entes públicos envolvidos.

Segundo o Padre Walmir, a proposta do secretário estadual de Saúde, Florentino Neto, com aval do governador Wellington Dias (PT), é que a Policlínica passe a funcionar no prédio da Unidade de Pronto Atendimento (UPA), localizada no bairro Catavento.


    
“Estamos levando para lá o Centro Integrado de Especialidades Médicas, Policlínica, cujos atendimentos serão feitos por médicos cedidos pelo estado e outros contratados pelo município. A inauguração está prevista para o dia 22 de março, mas antes, já em 19 do mesmo mês, começa o mutirão da catarata, onde deverão ser realizadas, em média, 350 a 400 cirurgias” – anunciou o Padre Walmir.

No mesmo prédio também funcionará o Centro de Especialidades Odontológicas e, segundo o Padre Walmir, lá serão feitos em média 4.600 atendimentos nas diversas especialidades todos os meses.

Segundo o Padre Walmir, logo após o carnaval técnicos de Picos se deslocarão para Teresina a fim de seu reunirem com o pessoal da Secretaria de Estado da Saúde visando definir todos os detalhes sobre a inauguração da UPA e a reabertura da Policlínica.

Obrigações

Como obrigações a Secretaria de Estado da Saúde terá que efetuar repasse trimestral equivalente ao custeio das ações e serviços de saúde oferecidos pelo CIEM (Centro Integrado de Especialidades Médicas) de Picos conforme protocolo entre entes públicos. Adquirir equipamentos para implantação de serviços de apoio diagnóstico (exames especializados) conforme padronização e especificação e atualizar quadrimestralmente o plano operativo conforme relatório avaliativo de metas.     
    
Compete a Prefeitura de Picos prestar serviço de consultas e exames especializados, formalizar cessão de espaço físico para implantação do CIEM, apresentar trimestralmente relatório avaliativo de metas à Secretaria de Estado da Saúde, utilizar sistema de informação para agendamento/ regulação de consultas e exames eletivos, com garantia de acesso a todas as secretarias de saúde da macrorregião Semiárido; cumprir as metas qualitativas e quantitativas definidas no plano operativo e implantar na sede do CIEM-Picos, ponto de regulação, a fim de garantir o agendamento dos encaminhamentos solicitados no serviço.
 

Compartilhe:

Comentar

0 Comentários

  1. Nenhum comentário registrado para esta matéria. Seja o primeiro!

Veja Também