• Segunda-Feira, 06 de Maio de 2024

Padre Walmir abre crédito extraordinário de R$ 1,9 milhão no orçamento

Segundo o decreto assinado no último dia 14 de abril, os recursos serão utilizados em ações de enfrentamento ao coronavírus

Prefeito de Picos abre crédito extraordinário no orçamento / Foto: José Maria Barros

Por José Maria Barros/Informa Picos

Em decreto assinado no último dia 14 de abril o prefeito de Picos, Padre José Walmir de Lima (PT), abriu crédito extraordinário no Orçamento Programa vigente no valor de R$ 1.953.600,00. Os recursos serão utilizados em ações de prevenção e enfrentamento à pandemia causada pelo Covid-19.
    
Assinado em 14 de abril pelo prefeito Padre Walmir (PT), o decreto teve a cópia publicada no Diário Oficial dos Municípios dois dias depois. No entanto, apenas em 20 deste mês a Câmara Municipal de Picos foi comunicada sobre o teor do documento através de ofício enviado à presidência da casa, fato que gerou protesto por parte do vereador Carlos Luís Nunes de Barros (Progressistas).

Vereador Carlos Luís (PP) critica decreto/Foto: José Maria Barros.
 

No ofício enviado ao presidente da Câmara Hugo Victor (MDB), o prefeito Padre Walmir disse que a abertura do crédito justifica-se pela situação de emergência de saúde pública através dos decretos de números 38/2020 e 42/2020. E também com base em orientações do Ministério da Saúde e do Conasems – Conselho Nacional de Secretarias Municipais
    
Para o prefeito de Picos Padre Walmir (PT), faz-se necessária ação específica para execução das atividades de enfrentamento à Covi-19 e imediata execução de recursos federais, estaduais ou municipais despendidos para tal.

Decreto
    
Para adotar a medida o prefeito Padre Walmir levou em consideração o decreto municipal nº 38 de 18 de março de 2020, que decreta medidas de emergência de saúde pública, tendo em vista o enfrentamento à ameaça de propagação do novo coronavírus como pandemia.
    
Considerou ainda o decreto nº 42 de 24 de março de 2020, que declara Estado de Calamidade Pública no município de Picos, para fins de prevenção e de enfrentamento à pandemia causada pelo Covid-19 (novo coronavírus) e suas repercussões nas finanças públicas.
    
Por fim, considerou a urgência da execução de despesas públicas para o enfrentamento do Covid-19 e a importância da sua identificação através da criação de ações orçamentárias específicas para tal finalidade.

CÓPIA DO DECRETO


Cópia do decreto foi publicada no Diário Oficial dos Municípios dia 16 de abril/Foto: Reprodução.
 

 

Compartilhe:

Comentar

0 Comentários

  1. Nenhum comentário registrado para esta matéria. Seja o primeiro!

Veja Também