Pacientes de hemodiálise realizam protesto na Secretaria de Saúde de Picos
Manifestantes pedem atualização dos repasses do SUS as clinicas responsáveis pela realização do serviço
Manifestantes na Secretaria Municipal de Saúde de Picos / Foto: Antônio Rocha
POR JOSÉ MARIA BARROS/INFORMA PICOS
Pelo segundo dia consecutivo, dezenas de pacientes que são submetidos a sessões de hemodiálise protestaram na Secretaria Municipal de Saúde contra o atraso nos repasses às clínicas responsáveis pelo serviço.
Segundo os manifestantes, os repasses dos recursos oriundos do Sistema Único de Saúde (SUS) estão atrasados desde outubro, o que compromete o serviço que é prestado pelas clínicas especializadas.

As manifestações contaram com o apoio da Associação dos Pacientes Renais do Estado do Piauí, com sede em Teresina. Casos o problema não seja solucionado, os manifestantes prometem voltar à Secretaria Municipal de Saúde na próxima segunda-feira, 7 de dezembro.
O problema teve ampla repercussão na sessão de ontem a tarde da Câmara Municipal de Picos. Os vereadores Antônio Afonso Santos Guimarães Júnior, o Afonsinho (MDB), vice-presidente da mesa diretora e Francisco das Chagas de Sousa, o Chaguinha (PTB), líder da oposição, protestaram contra o atraso no pagamento dos prestadores de serviços e cobraram uma solução urgente para o impasse.
Outro lado
Em nota, a Secretaria Municipal de Saúde afirmou que o pagamento às clínicas de terapia renal conveniadas ao SUS está atualizado, sendo de responsabilidade das próprias prestadoras a administração financeira que possibilite a realização dos atendimentos, sem prejuízos aos pacientes.
CONFIRA OUTRAS IMAGENS!





Alan Santos
Palhaçada, covardia, inaceitável, em nenhuma hipótese esses repasses devem atrasar, são pessoas doentes que necessitam de toda assistência médica!