• Sábado, 06 de Setembro de 2025

Morre em Santo Antônio de Lisboa o músico e compositor Antônio Bineta

Ocupante da cadeira número 3 da Academia de Letras do Vale do Riachão, ele tinha 75 anos de idade

Antônio Bineta tinha 75 anos / Foto: divulgação

Faleceu ontem, 27 de agosto, na vizinha cidade de Santo Antônio de Lisboa, o músico e compositor Antônio Joaquim de Sousa, mas conhecido como Antônio Bineta. Tinha 75 anos de idade e era ocupante da cadeira número 3 da Academia de Letras do Vale do Riachão-Alvar.

Nascido em Santo Antônio de Lisboa no dia 17 de fevereiro de 1950, Antônio Bineta era filho do casal Joaquim Antônio de Sousa (Bineta) e Catarina Maria da Conceição.

Antônio Bineta tinha 75 anos/Foto: Divulgação.
 

No final dos anos 60 mudou-se para Picos a fim de continuar os estudos. Em 1969, ao lado dos amigos Odorico Carvalho e Floriano (falecido), fundou o grupo musical Os Rebeldes, do qual foi guitarrista e vocalista.

Conjunto Os Rebeldes/Foto: Arquivo pessoal
 

Anos depois retornou a sua terra natal e, a partir de 1990 compôs letras, músicas e hinos, inclusive o hino oficial de Santo Antônio de Lisboa e, depois o da Academia de Letras do Vale do Riachão (Alvar), da qual era ocupante da cadeira número 3.

Antônio Bineta na época do conjunto Os Rebeldes/Foto: Arquivo péssoal.
 

Repercussão

A morte de Antônio Bineta repercutiu em Santo Antônio de Lisboa e região. Amigos usaram as redes sociais para lamentar a partida dele, que desde cedo se se destacou no mundo das artes como músico, cantor, poeta e assinou muitas composições.

Antônio Bineta prestigiando lançamento de um livro de Erismar Moura/Ffoto: Divulgação.
 

João Erismar de Moura, membro da Academia de Letras da Região de Picos (Alerp) e residente em Brasília postou. “Faleceu hoje (ontem) em Santo Antônio de Lisboa-PI, o amigo Antônio Bineta, músico e compositor que participou do Grupo Os Rebeldes, de Picos-PI, na década de 1970. Meus pêsames aos familiares e amigos. Descanse em paz”. 

A Academia de Letras do Vale do Riachão (Alvar) emitiu nota lamentando a morte de Antônio Bineta.

Nota de pesar da Alvar/Foto: Divulgação.
 
Antônio Binta era ocupante da cadeira número 3 da Alvar/Foto: Divulgação.


 

Compartilhe:

Comentar

2 Comentários

  1. Adalberto Antônio de Lima

    Também se foi Barradinha. Estão indo os de 75. Tenho 73. Saudades de Antônio Bineta, Barradinha e outras tantas estrelas dos anos 70 em Picos.

  2. Adalberto Antônio de Lima

    Lamento a partida, tão cedo, para outra dimensão deste amigo que sempre me foi muito especial. Na infância, brincamos nas areias brancas onde se encontra hoje a Praça Justino Batista em Santo Antônio de Lisboa, antigo Rodeador. Convivemos também em Picos, morando bem pertinho e exatamente na mesma quadra da qual faz parte a Rua São Sebastião onde vive por longos anos, até que ele, Antônio Bineta, retornou a nosso torrão natal, o Rodeador.

Veja Também