Morre aos 55 anos o artesão e ambientalista Piauí Ecologista
Antônio José da Siva, o Piauí Ecologia ou Antônio Mago, era uma figura bastante conhecido na cidade de Picos
Artesão Antônio José da Silva, o Piauí Ecologista / Foto: José Maria Barros
POR JOSÉ MARIA BARROS/INFORMA PICOS
Faleceu em Teresina neste sábado, 29 de agosto, aos 55 anos de idade, o artesão e ambientalista picoense Antônio José da Silva, também conhecido como Piauí Ecologia. Figura bastante popular na cidade, era um defensor intransigente do meio ambiente e sempre marcou presença nos protestos pacíficos em prol da natureza.
Segundo informações da família, Antônio José da Silva, Piauí Ecologia, estava internado no Hospital Getúlio Vargas, em Teresina, fazia quinze dias, tratando de problemas relacionados a Cirrose Hepática e, acabou falecendo por volta das 5h30 da manhã de hoje.
.jpg)
Nas redes sociais, amigos, familiares e admiradores lamentam a morte de Piauí Ecologia, na juventude conhecido entre os amigos como Antônio Mago. O Corpo será velado no Salão do PAF na Rua do Cruzeiro e o sepultamento no Cemitério São Pedro de Alcântara, em Picos.
.jpg)
Natural de Picos, Antônio José da Silva nasceu no dia 10 de outubro de 1964, portanto, estava prestes a completar 56 anos de idade. Morou por muito tempo em São Paulo, onde expôs o seu trabalho de artesão, retornando a sua terra faz alguns anos.Era divorciado e pai de duas filhas, que residem em São Pualo. Faleceu neste sábado, 29, em Teresina, de causas ainda não reveladas pela família.

Protesto
No dia 10 de outubro do ano passado, Piauí Ecologia foi noticia em Picos e todo o estado após protagonizar um protesto contra a derrubada de árvores na Praça Félix Pacheco, centro da cidade.
Na oportunidade, o artesão, ambientalista e ativista político Antônio José da Silva, conhecido como Piauí Ecologia, ou Antônio Mago para os mais próximos, se acorrentou em um pé de castanhola e impediu a ação dos servidores da Prefeitura de Picos.

O protesto inusitado aconteceu quando servidores do município, munidos de serras elétricas e outros instrumentos, deram início à derrubada de vários árvores existentes na praça Félix Pacheco, algumas delas plantadas por Piauí Ecologia.
Já sabendo previamente da ação dos servidores da Prefeitura de Picos, o ambientalista Antônio José da Silva adentrou a Praça Félix Pacheco por volta das 17 horas do dia 10 de outubro, subiu em um pé de castanhola e se acorrentou. Ele somente saiu de lá na sexta-feira, 11, por volta das 15 horas, após entender que sua mensagem tinha sido dada.
Piauí Ecologista sempre marcou presença nas manifestações pacíficas em Picos e não se furtava de emitir sua opinião. Na sessão da Câmara Municipal de Picos do dia 12 de março deste ano, ele levantou-se subitamente, deixou as galerias e protestou contra a ausência dos vereadores em plenário enquanto o colega discursava, prática comum naquela casa.

.jpg)
.jpg)

Nenhum comentário registrado para esta matéria. Seja o primeiro!