• Domingo, 28 de Abril de 2024

Missa de Ramos abre as celebrações da Semana Santa em Picos

Benção dos ramos aconteceu nas três paróquias da cidade de Picos com presença reduzida de fiéis

Benção dos Ramos na Catedral / Foto: José Maria Barros

POR JOSÉ MARIA BARROS/INFORMA PICOS

Com a presença reduzida de fiéis devido à pandemia, a Igreja católica deu início ontem, 28 de março, as celebrações da Semana Santa em Picos. A benção dos ramos aconteceu nas três paróquias da cidade. No centro (Igreja Catedral) e nos bairros Junco e São José.

Missa de Ramos na Catedral/Foto: José Maria Barros.
 

A tradicional benção dos ramos na Igrejinha do Sagrado Coração de Jesus, seguida de caminhada até a Catedral de Nossa Senhora dos Remédios, foi suspensa.

As missas na Catedral aconteceram às 9 horas da manhã, 17 e 19 horas. A celebração inicia um importante tempo litúrgico na Igreja Católica, quando os fiéis são motivados a recordarem a Paixão, Morte e Ressurreição de Cristo em preparação para a Páscoa. 

Missa da manhã foi presidida por dom Plíio/Foto: Ascom.
 

Durante a Missa, também aconteceu a Coleta da Solidariedade, uma ação prevista pela Campanha da Fraternidade Ecumênica 2021 que, com tema “Fraternidade e diálogo: compromisso de amor” e como lema “Cristo é a nossa paz: do que era dividido fez uma unidade” (Ef 2, 14) e este ano vai focar o apoio a iniciativas de ajuda para as pessoas e grupos superarem as dificuldades colocadas em suas vidas pela pandemia da Covid-19.

Missa de Ramos abre programação da Semana Santa/Foto: José Maria Barros.
 

Tríduo Pascal

A programação da Semana Santa em Picos segue nesta segunda-feira, 29, com confissões individuas e às 17 horas, via-sacra no Morro da Aerolândia, seguido de missa. Na terça e na quarta confissões e missas nas três paróquias.

Benção dos Ramos na Catedral/Foto: José Maria Barros.
 

Na quinta-feira começa o Tríduo Pascal. Na Catedral, às 8 horas da manhã, Missa Solene do Santo Crisma, com a presença de todos os padres da Diocese de Picos e leigos representes das paróquias.

Benção dos Ramos na Catedral/Foto: José Maria Barros.
 

No mesmo dia, às 17 horas, missa solene da Ceia do Senhor e Lava-pés na Catedral, Igrejinha do Sagrado Coração de Jesus, Passagem das Pedras, Nossa Senhora do Carmo e bairro Paroquial. 

Na sexta-feira, a partir das 15 horas, solene Ação Litúrgica da Paixão e Morte de Nosso Senhor Jesus na Catedral e nos bairros Junco e São José. Por causa da pandemia não haverá o tradicional beijo da cruz e procissão do Senhor Morto.

Comunhão/Foto: José Maria Barros.
 

No sábado a igreja lembra o Sepulcro do Senhor no silêncio e, às 20 horas acontece à celebração da Vigília Pascal na Catedral e as 18h30 na Igrejinha do Sagrado de Jesus e a partir das 19 horas em São Judas Tadeu, Nossa Senhora do Carmo, Junco e São José Operário.

Benção dos Ramos na Catedral/Foto: José Maria Barros.
 

No domingo 4 de abril, Missa solene da Páscoa do Senhor as 9 e às 17 horas na Catedral e na Aerolândia (7h), Passagem das Pedras (17h), São Judas Tadeu (17h), Boa Vista (19h) e Nossa Senhora do Carmo (19h). Na paróquia do Junco em vários bairros e no bairro São José às 19 horas Missa da Ressurreição do Senhor.

Benção dos Ramos na Catedral/Foto: José Maria Barros.
 
Benção dos Ramos na Catedral de Picos/Foto: José Maria Barros.
 

Acesse a programação aqui!

Compartilhe:

Comentar

0 Comentários

  1. Nenhum comentário registrado para esta matéria. Seja o primeiro!

Veja Também