• Sábado, 04 de Maio de 2024

Júlio Arcoverde assume a presidência da Comissão de Orçamento do Congresso

O deputado piauiense do Progressistas garante que não vai levar questões partidárias ao orçamento

Deputado Júlio Arcoverde / Foto: divulgação

O deputado federal do Piauí, Júlio Arcoverde (Progressistas), assumiu na tarde desta quarta-feira (24), a presidência da Comissão Mista de Planos, Orçamentos Públicos e Fiscalização (CMO), durante a instalação. A CMO é uma das mais importantes do Congresso Nacional, pois define o Orçamento anual do governo federal. Para 2025, o relator é o senador Ângelo Coronel (PSD-BA).

Júlio Arcoverde é o primeiro deputado federal do Piauí a ocupar essa posição. Em 2023, o senador também piauiense Marcelo Castro (MDB), assumiu a relatoria e teve papel de destaque na PEC da Transição, proposta que deu origem aos recursos para o primeiro ano de mandato do Lula 3.

Para Júlio, a nomeação marca um momento significativo na trajetória política do Piauí, pois demonstrando o reconhecimento e a valorização do estado no cenário nacional.  

Durante sua fala na sessão de posse, Arcoverde citou os desafios e a determinação em enfrentá-los com perseverança e comprometimento. 

Também reconheceu a importância da colaboração de todos os parlamentares para alcançar objetivos comuns, destacando como meta prioritária para este ano a garantia da alocação de recursos e investimentos que fortaleçam a infraestrutura nacional e impulsionem o crescimento econômico do Brasil.  

“O Brasil necessita de um planejamento eficiente, visando garantir os recursos necessários para uma sobrevivência digna da sociedade. Nós assumimos o compromisso de conduzir a CMO sempre pautando as matérias essenciais para o desenvolvimento do país, com foco em áreas fundamentais como o combate à fome, geração de emprego, melhoria da saúde, educação, segurança pública e incentivo à inovação tecnológica", declarou Arcoverde. 

A CMO desempenha um papel crucial ao analisar e votar matérias relacionadas ao ciclo orçamentário, abrangendo o Plano Plurianual (PPA), a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) e a Lei Orçamentária Anual (LOA). A comissão também examina e emite parecer sobre as contas anuais apresentadas pelo presidente da República.

Fonte: Meio Norte
 

Compartilhe:

Comentar

0 Comentários

  1. Nenhum comentário registrado para esta matéria. Seja o primeiro!

Veja Também