• Sexta-Feira, 18 de Abril de 2025

Jornal O Globo destaca discrepância entre resultados de pesquisas eleitorais em Picos

A reportagem mostra a diferença nos resultados das pesquisas em Picos que passam dos 40 pontos

Pesquisas eleitorais em Picos mostram números divergentes / Foto: divulgação

POR JOSÉ MARIA BARROS/INFORMA PICOS

Reportagem publicada na edição impressa do jornal O Globo deste domingo, 22 de setembro, mostra a discrepância nos resultados das pesquisas de intenções de voto para prefeito de Picos. 

Segundo levantamento feito pela reportagem do site Informa, desde o início do ano já foram divulgadas 22 pesquisas de intenções de voto para prefeito de Picos. Outras cinco foram registradas junto ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e os resultados estão previstos para sair entre os dias 23 a 26 de setembro.

Caso de Picos

Na reportagem o jornal O Globo cita o caso de Picos, terceiro maior colégio eleitoral do Piauí, onde já foram feitas 22 pesquisas de intenções de voto para prefeito e, algumas com resultados bem diferentes. 

Informa o jornal carioca que Pablo Santos (MDB) e Gil Paraibano (Progressistas), que são os dois principais candidatos do município, têm divulgados levantamentos que colocam suas campanhas na liderança. 

Números  divergentes

Diz o Globo que o candidato Pablo Santos (MDB) divulgou uma pesquisa em que ele tinha 58% e o adversário Gil Paraibano (PP) apenas 24%. Já a pesquisa feita por Gil Paraibano apresenta uma diferença menor dele para Pablo Santos: 50% a 41%.

Levantamento feito pela reportagem do portal Informa, mostra a discrepância no resultado das cinco pesquisas de intenções de voto para prefeito de Picos divulgadas no mês de setembro.

Confira os números

Pesquisa de intenções de voto para prefeito de Picos divulgada pelo Instituto Credibilidade no último dia 10 de setembro aponta o candidato Pablo Santos (MDB) com 58,20%, contra 30,40% do seu principal concorrente, Gil Paraibano (Progressistas). Cacique (Cidadania) aparece com 3,20%, indecisos somam 5,20% e nulo ou branco, 3%. A margem de erro é de 4,36% para mais ou para menos e nível de confiança de 95%.

Gráfico mostra números da pesquisa estimulada/Foto: CredibilidadeLegenda

Pesquisa de intenções de voto para prefeito de Picos realizada pelo Instituto Qualitativa e divulgada no último dia 15 de setembro mostra a liderança do candidato Gil Paraibano (Progressistas), com 48,25% da preferência do eleitorado. O segundo colocado é o deputado Pablo Santos (MDB), que aparece com 39,75%. Cacique (Cidadania) tem 0,75%, indecisos somam 8,25% e nenhum, nulo ou branco, 3,00%. A margem de erro é de 4,88% para mais ou para menos e nível de confiança de 95%.

Gráfico mostra números da pesquisa estimulada/Foto: Qualitativa.
 

Pesquisa de intenções de voto para prefeito de Picos realizada pelo Instituto Amostragem e, divulgada no dia 16 de setembro, mostra o candidato Gil Paraibano (Progressistas) liderando com 43,0% da preferência do eleitor. Em segundo lugar vem Pablo Santos (MDB), que tem 41,5%. Cacique (Cidadania) aparece com 3,0%; não sabe, não opina somam 5,25%; votaria nulo ou branco, 2,5% e nenhum dos candidatos, ninguém, 4,75%.

Gráfico mostra números da pesquisa estimulada/Foto: Amostragem.
 

Pesquisa de intenções de voto para prefeito de Picos divulgada pelo Instituto Credibilidade no último 16 de setembro mostra o candidato Pablo Santos (MDB) com 57,40%, contra 30% de Gil Paraibano (Progressistas). Cacique (Cidadania) aparece com 3,20%; não sabe, não opinou somam 5,60% e nenhum, nulo ou branco, 3,80%.

Gráfico mostra números da pesquisa estimulada/Foto: Credibilidade.
 

Levantamento de intenções de voto para prefeito de Picos realizado pela empresa Pro Pesquisas e divulgado no último dia 17 de setembro mostra o candidato Pablo Santos (MDB) com 60,44%, contra 29,11% de Gil Paraibano (Progressistas). Cacique (Cidadania) aparece com 1,56%, indecisos somam 5,78% e 3,11% responderam nenhum, nulo ou branco.

Gráfico mostra números da sondagem estimulada/Foto: Pro Pesquisa.


 

Compartilhe:

Comentar

0 Comentários

  1. Nenhum comentário registrado para esta matéria. Seja o primeiro!

Veja Também