• Sábado, 27 de Abril de 2024

Ex-prefeito de Picos Padre Walmir é cotado para vice de Gil Paraibano

Nome do ex-gestor tem surgido como uma das possibilidades para compor a chapa do atual prefeito

Padre Walmir é cotado para vice de Gil Paraibano / Foto: divulgação

POR JOSÉ MARIA BARROS/INFORMA PICOS

Com a vaga em aberto após o rompimento do prefeito Gil Paraibano com o grupo político do deputado Nerinho (PT), o nome de Padre José Walmir de lima, sem partido, surge como uma das possibilidades para compor como vice a chapa que será encabeçada pelo Progressistas em Picos.

A princípio, o nome da vice-prefeita Xandu Néri (PT) era dado como certo para compor a chapa que será encabeçada pelo prefeito Gil Paraibano (Progressistas). Porém, com o rompimento dos dois grupos políticos no último dia 30 de janeiro, Padre Walmir surge como uma alternativa para ocupar a vaga.

Padre Walmir e sobrinhos com casal Gil Paraibano e Diana Belo/Foto: Divulgação.
 

O ex-prefeito Padre Walmir é aliado de Gil Paraibano desde as eleições de 2020, quando foi descartado pelo candidato do então governador Wellington Dias (PT), empresário Francisco da Costa Araújo Filho, o Araujinho (PT).

Mesmo no comando do Palácio Coelho Rodrigues, Padre Walmir não conseguiu emplacar sequer um nome para ocupar a chapa majoritária como vice de Araujinho. Ele então rompeu com o empresário e decidiu apoiar Gil Paraibano, que venceu as eleições com quase cinco mil votos de maioria.

Padre Walmir em solenidade ao lado do prefeito Gil Paraibano/Foto: Divulgação.
 

Padre Walmir participa da gestão de Gil Paraibano desde o início, indicando, inclusive, dois sobrinhos para cargos no primeiro escalão. É figura sempre presente no Palácio Coelho Rodrigues e em solenidades ao lado do prefeito, como aconteceu no último dia 5 de março na abertura da Semana Pedagógica.

Trajetória política

Padre católico, José Walmir de Lima surgiu na política picoense em 2012, quando filiado ao PT foi eleito vice-prefeito na chapa encabeçada por Kléber Eulálio (MDB).
 
Assumiu a secretaria municipal de Educação em 2013 e no dia 15 de junho de 2015 tomou posse como prefeito de Picos após a renúncia de Kléber Eulálio, que foi para o Tribunal de Contas do Estado. Foi reeleito em 2016 e um ano e meio depois rompeu com o grupo político do deputado Nerinho.

Padre Walmir com o prefeito Gil Paraibano e lideranças da base/Foto: Divulgação.
 

Nas eleições de 2020, ainda filiado ao PT, Padre Walmir tentou emplacar o nome do candidato à vice na chapa encabeçada pelo empresário Araujinho, mas foi descartado. Resolveu apoiar Gil Paraibano, ajudando a se eleger com uma maioria de quase cinco mil votos em relação ao candidato do então governador Wellingon Dias e do atual Rafael Fonteles. 

Deixou o PT e até hoje não se filiou em nenhuma outra agremiação partidária. Se desejar concorrer às eleições deste ano o prazo de filiação se encerra no próximo dia 5 de abril.

Padre Walmir é cotado para vice de Gil Paraibano/Foto: Divulgação.


 

Compartilhe:

Comentar

1 Comentário

  1. Firmino Silva

    Ao meu vê se, confirmarem as expertativas vistas nas ruas pelo povão, Gil Paraibano pode chamar Pedre Walmir, desenterrar Padre Cícero, Frei Damião ou mais quem queira vir dar uma forcinha ao Paraibano, que perde do mesmo jeito. Se não veremos.

Veja Também