• Segunda-Feira, 29 de Abril de 2024

Ex-prefeito de Picos Padre Walmir aparece em nova lista de inelegíveis do TCE

Ex-gestor teve as suas contas referente ao exercício de 2017 reprovadas pelo TCE-PI e está inelegível

Ex-prefeito de Picos, Padre Walmir continua na lista de inelegíveis do TCE / Foto: José Maria Barros

POR JOSÉ MARIA BARROS/INFORMA PICOS

O ex-prefeito de Picos José Walmir de Lima, conhecido como Padre Walmir, aparece na lista de políticos inelegíveis divulgada nesta terça-feira, 9 de abril, pelo Tribunal de Contas do Estado do Piauí (TCE-PI).

Segundo apurou a reportagem do Informa Picos, Padre Walmir foi convidado para ser o vice na chapa encabeçada pelo atual prefeito Gil Paraibano (Progressistas). No entanto, já consciente da sua inelegibilidade declinou do convite.

Inelegível, Padre Walmir não pode ser vice de Gil Paraibano/Foto: José Maria Barros.
 

De acordo com a lista divulgada hoje, o ex-prefeito de Picos Padre Walmir teve as suas contas de gestão referentes ao exercício de 2017 reprovadas pelo TCE-PI. O julgamento aconteceu no dia 29 de setembro de 2020 e o trânsito em julgado dia 16 de dezembro de 2020. O ex-gestor teve o seu nome incluído na lista de inelegíveis do TCE-PI em 26 de janeiro de 2021.

Em relação ao exercício de 2016, o ex-prefeito de Picos Padre Walmir teve as suas contas julgadas com irregularidade. O julgamento aconteceu no dia 8 de março de 2022 e o trânsito em julgado dia 11 de agosto de 2022. Por conta disso, ele teve o seu nome incluído novamente na lista de inelegíveis do TCE-PI em 13 de agosto de 2022.

Padre Walmir assumiu a Prefeitura de Picos dia 15 de junho de 2015/Foto: José Maria Barros.
 

Eleito vice-prefeito de Picos em 2012 na chapa encabeçada por Kléber Eulálio, Padre Walmir assumiu o comando do município em 15 de junho de 2015, após renúncia do prefeito para assumir uma cadeira no Tribunal de Contas do Estado.

Padre Walmir deixou a Prefeitura de Picos no dia 31 de dezembro de 2020 com um dos maiores índices de rejeição já registrados na história do município.

Padre Walmir assumiu a Prefeitura de Picos dia 15 de junho de 2015/Foto: José Maria Barros.
 

Lista de inelegíveis

A citação na lista não implica em inelegibilidade direta, já que haverá ainda análise da Justiça Eleitoral. Além do mais, as decisões do TCE são submetidas à apreciação das Câmaras Municipais e podem ser revertidas ou não.

A lista de gestores municipais e estaduais com contas reprovadas ou julgadas irregulares pelo Tribunal de Contas do Estado do Piauí (TCE-PI) já está disponível para consulta na página oficial do tribunal. Essa lista será enviada ao Tribunal Regional Eleitoral do Piauí (TRE-PI) e serve como referência para a Justiça Eleitoral avaliar a inelegibilidade dos candidatos.

Padre Walmir comandou a Prefeitura de Picos por cinco anos e meio/Foto: José Maria Barros.
 

A relação contém os julgamentos dos últimos oito anos, até a data de 05 de abril de 2024, e será atualizada até o prazo final do registro de candidatura. 

A lista divulgada hoje não inclui os nomes dos responsáveis cujas contas julgadas irregulares estejam pendentes de recurso com efeito suspensivo ainda não apreciado pelo Tribunal.

Confira a lista completa aqui: Lista dos Inelegíveis

Compartilhe:

Comentar

0 Comentários

  1. Nenhum comentário registrado para esta matéria. Seja o primeiro!

Veja Também