• Domingo, 05 de Maio de 2024

Ex-prefeito de Picos Abel de Barros Araújo é homenageado com nome de Avenida

De autoria do vereador Wellington Dantas (PT), o projeto de lei foi aprovado na última quinta-feira, 24

Avenida Dr. Abel de Barros Araújo / Foto: José Maria Barros

POR JOSÉ MARIA BARROS/INFORMA PICOS

O plenário da Câmara Municipal de Picos aprovou na sessão da última quinta-feira, 24 de fevereiro, projeto de lei de autoria do vereador Wellington Dantas (PT), que denomina de Avenida Dr. Abel de Barros Araújo a via pública que liga os bairros DNER e Ipueiras.

Com o voto favorável de todos os vereadores presentes, o projeto de lei foi aprovado em primeira votação na sessão do dia 17 de fevereiro. Na última quinta-feira, 24, a matéria foi aprovada em segunda discussão também por unanimidade e seguiu para sanção do prefeito de Picos, Gil Marques de Medeiros, o Gil Paraibano (Progressistas).

Ex-prefeito de Picos, Abel de Barros Araújo/Foto: Arquivo pessoal.
 

Segundo o artigo primeiro da lei, fica denominada de Avenida Dr. Abel de Barros Araújo a via pública com início na Avenida Senador Helvídio Nunes de Barros, no bairro DNER, cruzando o Rio Guaribas, finalizando na Avenida Beira Rio, barro Ipueiras.

A Avenida que ganhou o nome do ex-prefeito Abel de Barros Araújo foi asfaltada recentemente pelo Governo do Estado, facilitando o acesso aos dois bairros agora interligados.

Abel de Barros Araújo faleceu no dia 6 de abril do ano passado aos 70 anos de idade em decorrência de problemas pulmonares.

Projeto é de autoria do vereador Wellington Dantas (PT)/Foto: José Maria Barros.
 

Perfil do homenageado

De família tradicional na política, o médico Abel de Barros Araújo foi prefeito de Picos por dois mandatos. De janeiro de 1983 a dezembro de 1988 e de janeiro de 1993 a dezembro de 1996. Ele também foi deputado estadual de fevereiro de 1999 a dezembro de 2002. 

Filho de Joaquim Antônio de Araújo e Maria Alvina de Araújo, era médico formado pela Faculdade de Medicina de Valença – RJ, com especialização em Clínica Médica e Medicina Legal. Atuou no Rio de Janeiro em grandes hospitais da cidade, como o Hospital do Andaraí e Hospital Souza Aguiar. Ele nasceu no dia 22 de dezembro de 1950.

Projeto foi aprovado por unanimidade/Foto: José Maria Barros.
 

Abel de Barros Araújo foi casado com a professora Alaíde Lima de Barros Araújo, de cuja união nasceram quatro filhos: os médicos Marx, Abel Filho e Tânia e a advogada Caroline.

Trajetória política

Foi prefeito da sua cidade natal, Picos, por dez anos durante dois mandatos (1983-1988 e 1993-1996). No primeiro deles eleito pelo PDS, tendo como vice o ex-prefeito José Néri de Sousa. E no segundo eleito pelo PFL, tendo como companheiro de chapa o engenheiro Carlos Luís Nunes de Barros.

Avenida Dr. Abel de Barros Araújo/Foto: José Maria Barros.
 
Avenida Dr. Abel de Barros Araújo/Foto: José Maria Barros.
 
Avenida Dr. Abel de Barros Araújo/Foto: José Maria Barros.

 

Compartilhe:

Comentar

0 Comentários

  1. Nenhum comentário registrado para esta matéria. Seja o primeiro!

Veja Também