Diocese de Picos lança Campanha da Fraternidade 2025
A missa de lançamento da CF/2025 aconteceu hoje na Catedral de Picos, presidida por dom Plínio José
Lançamento da Campanha da Fraternidade em Picos / Foto: divulgação
A Diocese de Picos lançou na manhã desta quarta-feira, 5 de março, a Campanha da Fraternidade 2025, que tem como tema Ecologia Integral e o lema: “Deus viu que tudo era muito bom” (Gn 1,31).
A missa de lançamento da Campanha da Fraternidade em Picos foi realizada as 9 horas da manhã na Igreja Catedral Nossa Senhora dos Remédios, presidida pelo bispo diocesano, dom Plínio José Luz da Silva.

Antes os fiéis se reuniram na Igrejinha do Sagrado Coração de Jesus, de onde saíram em caminhada até a Catedral, onde aconteceu a missa de lançamento da Campanha da Fraternidade 2025 e também a imposição das cinzas.

Entenda o tema da CF 2025
A Campanha da Fraternidade, ao longo de suas edições, tem se mostrado um poderoso instrumento de evangelização, conscientização social e transformação de realidades. Em 2025, motivados pelos 800 anos da composição do Cântico das Criaturas de São Francisco de Assis; pelos 10 anos de publicação da Carta Encíclica Laudato Si’; pela recente publicação da Exortação Apostólica Laudate Deum; pelos 10 anos de criação da Rede Eclesial PanAmazônica (REPAM) e pela realização da COP 30, em Belém (PA), a primeira na Amazônia, acolhendo a sugestão da Comissão Episcopal Especial para a Mineração e a Ecologia Integral, foi escolhido o tema: Fraternidade e Ecologia Integral e o lema: “Deus viu que tudo era muito bom” (Gn 1,31).

A Ecologia é a questão mais tratada pelas CF’s ao longo destes 61 anos de existência. Foram 8 as CF’s que de alguma forma abordaram essa temática:
na CF 1979, Por um mundo mais humano: Preserve o que é de todos”;
na CF 1986, Fraternidade e a Terra: Terra de Deus, terra de irmãos;
na CF 2002, Fraternidade e povos indígenas: Por uma terra sem males;
na CF 2004, Fraternidade e água: Água, fonte de vida;
na CF 2007, Fraternidade e Amazônia: vida e missão neste chão;
na CF 2011, Fraternidade e a Vida no Planeta: “A Criação geme em dores de parto” (Rm 8,22);
na CF 2016, Casa comum, nossa responsabilidade: “Quero ver o direito brotar como fonte e correr a justiça qual riacho que não seca” (Am 5,17) e
na CF 2017, Fraternidade: Biomas Brasileiros e defesa da vida: “Cultivar e guardar a Criação” (Gn 2,15).

Portanto, neste ano, a Campanha da Fraternidade aborda outra vez a temática ambiental, com o objetivo de promover, em espírito quaresmal e em tempos de urgente crise socioambiental, um processo de conversão integral, ouvindo o grito dos pobres e da Terra (Objetivo Geral da CF 2025).








Nenhum comentário registrado para esta matéria. Seja o primeiro!