• Domingo, 19 de Maio de 2024

Coordenadora da Semtas fala sobre Dia Nacional da Pessoa com Deficiência Física

Maria dos Remédios, da Coordenadoria da Pessoa com Deficiência, falou sobre a importância da data

Coordenadora Maria dos Remédios / Foto: José Maria Barros

Maria dos Remédios, da Coordenadoria da Pessoa com Deficiência Física em Picos, falou sobre o Dia Nacional da Pessoa com Deficiência Física que foi celebrado ontem 11 de outubro, e também destacou os trabalhos desenvolvidos no município.

Segundo Maria dos Remédios, a data foi instituída pela Lei Nº 2.795, promulgada em 15 de abril de 1981 pelo governo de São Paulo e posteriormente comemorada em todo o território nacional. 
 
A finalidade é promover a conscientização da sociedade sobre as ações que devem ser realizadas para garantir a qualidade de vida e a promoção dos direitos das pessoas com deficiência física.

Derivaldo Júnior, assistente da coordendoria/Foto: José Maria Barros.
 

Segundo dados do Censo de 2010, o Brasil possui mais de 45 milhões de pessoas com algum tipo de deficiência, o que representa 24% da população. Deste total, mais de 13 milhões são pessoas com deficiência física – aquelas que possuem alguma perda em sua formação de natureza fisiológica ou anatômica que atrapalhe o desenvolvimento de algumas atividades.

Maria dos Remédios destacou que muitos avanços já foram conquistados para o grupo nos últimos anos por meio da criação de normas, decretos e leis, como as regulamentações de artigos da Lei Brasileira de Inclusão - LBI, que dispõe, entre outros, sobre a obrigatoriedade de acessibilidade em hotéis, pousadas e similares; assentos preferenciais e espaços livres para pessoas com deficiência nos cinemas, teatros, casas de shows e estádios; a construção de unidades habitacionais com unidades adaptáveis, entre outros. Outra conquista a ser comemorada é a autorização de saque do Fundo de Garantia de Tempo de Serviço – FGTS para aquisição de próteses e órteses.

A Coordenadora da Pessoa com Deficiência Física em Picos foi criada pela secretária municipal do Trabalho e Assistência Social, advogada Wianica Alencar e, segundo Maria dos Remédios, tem procurado desenvolver um trabalho junto às famílias e sempre está de portas abertas para atender a todos.

Maria dos Remédios e Derivaldo Júnior/Foto: José Maia Barros.
 

Ações em Picos

O assistente da Coordenadoria da Pessoa com Deficiência Física em Picos, Derivaldo Júnior, disse que em breve será lançado o projeto Braço Forte, Mão Amiga, onde serão arrecadados equipamentos como cadeira de roda, bengalas, moletas para serem distribuídos junto às pessoas que necessitam. 

De acordo com Derivaldo Júnior, esse projeto será lançado em dezembro ou janeiro do próximo ano e, os interessados poderão procurar a coordenação, que fará a doação do material solicitado.
 

Compartilhe:

Comentar

0 Comentários

  1. Nenhum comentário registrado para esta matéria. Seja o primeiro!

Veja Também