• Domingo, 13 de Julho de 2025

Casa Apis confirma cancelamento de exportação de 95 toneladas de mel após tarifaço de Trump

Carga estava pronta para ser embarcada para os Estados Unidos, mas, os clientes cancelaram pedido

Cooperativas relatam cancelamento de compra de 95 toneladas de mel / Foto: TV Clube

A decisão do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump (Partido Republicano), de aplicar uma tarifa de 50% sobre os produtos brasileiros, começou a impactar a cadeia produtiva do mel no Piauí. Neste sábado (12), 95 toneladas de mel orgânico produzidos pela Central de Cooperativas Apícolas do Semi-Árido Brasileiro (Casa Apis), estão parados no Porto Pecém, no Ceará.

A carga estava pronta para ser embarcada para os Estados Unidos, mas os clientes americanos solicitaram à Casa Apis para não finalizar o envio aos país americano devido à tarifação. A nova tarifação passa a valer oficialmente a partir de agosto de 2025. No entanto, o reflexo na economia brasileira já pode ser observada, com o cancelamento de pedidos.

O presidente geral da Casa Apis, Sitônio Dantas, em entrevista à TV Clube, explica que o pedido de cancelamento da exportação aconteceu no final da tarde de sexta-feira (11).

Porto integra o Complexo do Pecém/Foto: Governo do Ceará.
 

“Infelizmente, recebemos o comunicado dos nossos clientes mandando suspender o embarque. Nós estamos com cinco contêineres, cerca de 95 toneladas de mel, no Porto do Pecém, já feito todo o despacho aduaneiro só aguardando os navios fazerem as operações de embarque”.

A carga do mel sai da cidade de Picos para o Porto do Pecém, que fica na região de São Gonçalo do Amarante, no Ceará; são mais de 500 km de rodovia. Do estado cearense, segue em navio para os Estados Unidos. Agora, a representante da Casa Apis nos Estados Unidos tenta negociar a embarcação da carga que já está no porto.

“Fomos pegos de surpresa. A nossa representante nos Estados Unidos, que é uma brasileira, está tentando negociar com esses clientes devido à ligação de amizade que nós temos com eles para ver se, pelo menos esses cinco que estão no Pecém, possam ser embarcados” – reforçou Sitônio Dantas.

Fonte: Fonte: Clubenews

Compartilhe:

Comentar

0 Comentários

  1. Nenhum comentário registrado para esta matéria. Seja o primeiro!

Veja Também