• Sábado, 11 de Maio de 2024

Câmara Municipal de Picos suspende sessão pela quarta vez no ano

Decisão de suspender a sessão ordinária foi tomada pelos vereadores através do grupo de whatsapp

Câmara de Picos deixa de realizar sessão ordinária pela quarta vez no ano / Foto: José Maria Barros

POR JOSÉ MARIA BARROS/INFORMA PICOS

Alegando respeito às celebrações religiosas de Corpus Christi, a mesa diretora da Câmara Municipal de Picos suspendeu a sessão ordinária desta quinta-feira, 3 de junho. A decisão foi tomada pelos vereadores no final da manhã de hoje através de um grupo de Whatsapp.

Convito de que haveria sessão hoje, o funcionário encarregado pelo som compareceu, de farda, ao Palácio Senador Helvídio Nunes na tarde desta quinta-feira, mas, teve que retornar para casa, pois encontrou o plenário fechado.

Plenário Pedro Barbosa ficou vazio hoje/Foto: José Maria Barros.
 

A Câmara Municipal de Picos funcionou normalmente nesta quinta-feira, 3 de junho, tendo em vista que o feriado nacional de Corpus Christi fora antecipado pelo governador Wellington Dias (PT) para 30 de março. Inclusive, o presidente da casa, Francisco das Chagas de Sousa, o Chaguinha (PTB), deixou o Palácio Senador Helvídio Nunes de Barros depois das treze horas.

Presidente da Câmara Chaguinha despachou normalmente pela manhã/Foto: José Maria Barros.
 

Como não havia nada que impedisse a realização da sessão, a Secretaria Geral da Câmara Municipal de Picos chegou a elaborar a pauta dos projetos e requerimentos que seriam colocados em discussão em plenário nesta quinta-feira, 3. No entanto, quando já passava do meio dia começou a circular a informação de que a sessão havia sido cancelada, o que fora confirmado depois em nota enviada ao site.

Sessão suspensa

No horário em que deveria acontecer a sessão ordinária desta quinta-feira, 3 de junho, a reportagem do Informa Picos se dirigiu até o Palácio Coelho Rodrigues e lá, não encontrou nenhum dos quinze vereadores. Apenas o vigilante estava a postos.

Entrada do plenário da Câmara fechada durante horário da sessão/Foto: José Maria Barros.
 

Das 17 sessões ordinárias previstas para acontecer até o momento na Câmara Municipal de Picos, quatro foram suspensas pela mesa diretora. E os motivos alegados foram os mais variados, desde a sanitização da sede do poder legislativo, antecipação do feriado do Dia do Piauí e respeito às celebrações de Corpus Christi.

Mesa diretora vazia no horário da sessão/Foto: José Maria Barros.
 

Devido à pandemia, hoje as celebrações de Corpus Christi em Picos aconteceram sem a tradicional procissão pelas ruas da cidade e, apenas com missas na Igreja Catedral de Nossa Senhora dos Remédios às 9, 17 e às 19 horas. Apenas o vereador José Rinaldo Cabral Pereira Filho, o Rinaldinho (MDB), fora visto no templo.

No horário da sessão acesso as dependências da Câmara fechado/Foto: José Maria Barros.
 

No quarto mês da atual legislatura, a mesa diretora da Câmara Municipal de Picos já suspendeu quatro sessões ordinárias. A prevista para os dias 18 de março, 1º de abril, 8 de abril e 3 de junho.

Plenário da Câmara fechado no horário da sessão desta quinta-feira/Foto: José Maria Barros.
 

No caso da sessão ordinária semanal cair num feriado, à mesa diretora tem a opção garantida em lei de antecipar os trabalhos para o dia anterior. Entretanto, na atual gestão comandada por Chaguinha (PTB) ele nunca adotou essa medida, prefere simplesmente suspender a sessão e atrasar a discussão e votação dos projetos e requerimentos em pauta.

Mesa diretora da Câmara de Picos/Foto: José Maria Barros.

 

Compartilhe:

Comentar

0 Comentários

  1. Nenhum comentário registrado para esta matéria. Seja o primeiro!

Veja Também