• Quinta-Feira, 02 de Maio de 2024

Assembleia Diocesana em Picos define prioridades pastorais para 2023

Durante os dias 4 a 6 de novembro, Diocese de Picos realizou a 46ª Assembleia Diocesana de Pastoral

Assembleia Diocesana de Pastoral / Foto: José Maria Barros

Realizada em Picos nos dias, 4, 5 e 6 de novembro, a 46ª Assembleia Diocesana de Pastoral, terminou com a definição de duas prioridades pastorais para o ano 2023: Caridade e catequese.

O evento aconteceu no Centro de Treinamento Diocesano (CTD), no bairro Catavento – Picos/PI e contou com 135 participantes, sendo o bispo diocesano dom Plínio José Luz da Silva, 38 padres, 07 religiosas, 02 seminaristas, 87 leigos. 

Assembleia Diocesana de Pastoral/Foto: José Mia Barros.
 

Segundo a organização, o objetivo do evento foi refletir sobre o tema “Pão e Caridade: pilares da vida cristã em missão”, inspirado nas Diretrizes Gerais para Ação Evangelizadora no Brasil (2019 -2023 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e preparar a Diocese para celebrar o Ano Regional de Iniciação à Vida Cristã juntamente com o Ano Vocacional Nacional.

A assessoria do Encontro foi assumida pelo Padre Wagner Francisco de Sousa Carvalho, presbítero da Diocese de Picos e Vice-Reitor do Seminário Maior Interdiocesano Sagrado Coração de Jesus (Casa da Teologia), em Teresina/PI.

Depois da exposição do Assessor, foi feito um trabalho em grupo para socialização entre os oito zonais da Diocese onde foram colhidas propostas de ações para edificação do Plano Diocesano de Pastoral 2023.

Assessor do encontro/Foto: Divulgação.
 

Durante a Assembleia foi aprovada a reestruturação dos Zonais da Diocese de Picos, apresentados num mapa composto por oito Zonais na seguinte ordem: ZONAL 1: Picos (Catedral, São José e Junco), Aroeira do Itaim e Geminiano; ZONAL 2: Paulistana, Betânia do Piauí, Acauã e Queimada Nova; ZONAL 3: Pio IX, Fronteiras, São Julião e Vila Nova do Piauí; ZONAL 4: Santa Cruz do Piauí, Wall Ferraz, Paquetá do Piauí, Ipiranga do Piauí e Dom Expedito Lopes; ZONAL 5: Francisco Santos, Monsenhor Hipólito, Alagoinha do Piauí e Campo Grande do Piauí; ZONAL 6: São João da Canabrava, São Luís do Piauí, Bocaina, Sussuapara, São José do Piauí, Santana do Piauí e Santo Antônio de Lisboa; ZONAL 7: Alegrete do Piauí, Francisco Macedo, Padre Marcos, Belém do Piauí, Marcolândia, Caldeirão Grande, Simões, Caridade do Piauí e Curral Novo do Piauí; ZONAL 8: Patos do Piauí, Jacobina do Piauí, Jaicós, Massapê do Piauí, Itainópolis e Vera Mendes.

A Assembleia terminou com a definição de duas prioridades pastorais para o ano 2023, conforme segue abaixo:

1. CARIDADE: Assumir o pilar da Caridade, através de ações solidárias com os mais pobres e sofredores da sociedade, tendo como referência a Cáritas Diocesana de Picos, integrada todas as Paróquias e Áreas Pastorais da Diocese, com uma pessoa liberada para o atendimento permanente.

2. CATEQUESE. Vivenciar a Iniciação à Vida Cristã (IVC), como itinerário de formação de discípulos e missionários de Jesus Cristo, seguindo as orientações da Comissão Diocesana de Catequese.

Mapa da Diocese de Picos/Foto: Divulgação.

 

Compartilhe:

Comentar

0 Comentários

  1. Nenhum comentário registrado para esta matéria. Seja o primeiro!

Veja Também