• Sexta-Feira, 05 de Junho de 2020

Zózimo Tavares é eleito presidente da Academia Piauiense de Letras

Após o anúncio dos eleitos, os votos foram incinerados, como manda a tradição da Casa

Jornalista Zózimo Tavares / Foto: José Maria Barros

O jornalista e escritor Zózimo Tavares foi eleito neste sábado (14) o novo presidente da Academia Piauiense de Letras (APL) para o biênio 2020/2021. 

A nova diretoria será composta ainda pelos imortais Magno Pires como vice-presidente, Fides Angélica como secretária geral, Fonseca Neto como 1º secretário, o professor Dilson Lages Monteiro como 2º secretário e  Humberto Guimarães como tesoureiro. 

Quarto e atual ocupante da Cadeira nº 34 da APL Zózimo Tavares explica que pretende fazer uma gestão que dê continuidade ao trabalho que vem sendo realizado na instituição centenária.

"Nós construímos uma chapa de consenso para a sucessão da diretoria presidida pelo Dr. Nelson Nery, e é um orgulho poder suceder ao Nelson, que fez uma grande gestão. Agora a nova diretoria vai se reunir e traçar as novas metas da Academia Piauiense de Letras”, explicou Zózimo Tavares. 

“Mas, algumas ideias já podemos antecipar, que é manter essa gestão dinâmica e acrescentar algumas ideias. E talvez a nossa principal bandeira é o cumprimento do Artigo 226 da Constituição Estadual que leva às escolas públicas o ensino da literatura piauiense. Essa é a meta síntese da nova gestão”, completou o novo presidente. 

Foram 31 votos no pleito e a nova diretoria foi eleita por unanimidade. Após o anúncio dos eleitos, os votos foram incinerados, como manda a tradição da Casa.

O jurista Nelson Nery Costa encerra o seu terceiro mandato como presidente da APL. A nova diretoria deve cumprir o mandato no biênio 2020/2021.

Diretoria eleita/Foto: Ascom.
 

Diretoria 

ZÓZIMO TAVARES Mendes (1962) - Quarto e Atual Ocupante da Cadeira nº 34 da APL – Nasceu em Novo Oriente-PI, em 04-04-1962). Jornalista, radialista e escritor. Ex-editor-chefe do jornal O Dia. Foi apresentador do programa “Bom Dia, Piauí” da TV Clube. Ex-secretário de Comunicação Social da Prefeitura de Teresina. Presidiu o Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Piauí. 

MAGNO PIRES Alves Filho (1942) - Quarto e Atual Ocupante da Cadeira nº 26 da APL – Advogado, jornalista e escritor, nascido no município de Batalha (PI), no dia 27-12-1942. Filho de Magno Pires Alves e Maria do Rego Lajes Alves. Bacharel em Direito pela tradicional Faculdade da Universidade de Pernambuco e em Administração de Empresas pela Faculdade de Olinda. Foi membro do Serviço Jurídico da União. 

FIDES ANGÉLICA de Castro Veloso Mendes Ommati (1945) - Terceira e Atual Ocupante da Cadeira nº 40 da APL – Professora, advogada, jurista, conferencista e escritora. Nasceu em Floriano, Estado do Piauí (1945). Formada em Direito pela Universidade Federal do Piauí (1969). Licenciatura em Letras (1963). Curso de Especialização e Metodologia do Ensino Superior (1975). Mestrado em Direito Público pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1978). 

Antônio FONSECA dos Santos NETO (1953) - Sexto e Atual Ocupante da Cadeira nº 1 da APL –Professor. Advogado. Nasceu no dia 16 de fevereiro de 1953, na cidade de Passagem Franca, Estado do Maranhão. É docente universitário, em cuja condição dedica-se à pesquisa e estudos na área de Humanidades, ou como se queira chamar as Ciências do Homem.
 

Compartilhe:

Comentar

0 Comentários

  1. Nenhum comentário registrado para esta matéria. Seja o primeiro!

Veja Também