• Terça-Feira, 05 de Julho de 2022

Padre Espedito Oliveira entrega Paróquia Nossa Senhora dos Remédios

Entrega da Paróquia ao bispo diocesano de Picos dom Plínio aconteceu na noite de ontem, 23 de abril

Solenidade de entrega da Paróquia / Foto: Diocese de Picos

POR JOSÉ MARIA BARROS/INFORMA PICOS

Depois de renunciar espontaneamente ao cargo, o padre Espedito Antônio de Oliveira fez a entrega da Paróquia Nossa Senhora dos Remédios ao bispo diocesano de Picos, dom Plínio José Luz da Silva.

A solenidade de entrega aconteceu às 20 horas de ontem, 23 de abril, e além do bispo dom Plínio José e do ex-pároco Espedito Oliveira, contou com a presença dos padres João Pereira de Sousa e David de Sousa Barros, bem como de membros dos Conselhos Paroquiais de Pastoral e Econômico.

Padre Espedito Oliveira faz entega da Paróquia Nossa Senhora dos Remédios/Foto: Diocese de Picos.
 

A saída do padre Espedito Antônio de Oliveira do comando da Paróquia Nossa Senhora dos Remédios foi confirmada em nota assinada pelo bispo diocesano dom Plínio José Luz da Silva, publicada no início da noite do domingo passado, 17 de abril.
 
Segundo a nota assinada por dom Plínio, o Padre Espedito Antônio de Oliveira será nomeado Pároco da Paróquia São Cristóvão, em Marcolândia-Piauí, no dia 30 de maio deste ano em solenidade prevista para as 19 horas.

Padre Espedito Oliveira assumirá a Paróquia de Marcolândia/Foto: José Maria Barros.
 

Em lugar do padre Espedito Antônio de Oliveira será nomeado Pároco da Paróquia Nossa Senhora dos Remédios, em Picos, o padre José Pio Feitosa Marinho. Ele assumirá no dia 3 de maio deste ano, às 19 horas. Antes, no dia 1º de maio, entregará a Paróquia São Cristóvão, em Marcolândia-Piauí.

Renúncia

Por decisão espontânea, o Padre Espedito Antônio de Oliveira deixou a Paróquia Nossa Senhora dos Remédios, em Picos, pouco mais de dois anos após ter assumido o cargo.

Padre Espedito Oliveira na Procissão do Senhor Ressuscitado/Foto: José Maria Barros.
 

Ele fora nomeado no dia 2 de março de 2020, substituindo ao padre Francisco Pereira Borges (Chiquinho), transferido para a paróquia São Sebastião, em Patos do Piauí.

Segundo as prescrições do Cânon 1748 do Código de Direito Canônico, o Padre Espedito Antônio de Oliveira deveria ficar no comando da Paróquia Nossa Senhora dos Remédios por seis anos, no entanto, resolveu renunciar apenas dois anos após ter assumido o cargo.

Padre Espedito Oliveira havia assumido a Paróquia dia 2 de março de 2020/Foto: José Maria Barros.
 

Perfil do Padre Espedito

Padre Espedito Antônio de Oliveira tem 44 anos. Ele nasceu no dia 7 de outubro de 1977 na vizinha cidade de Itainópolis. É filho do casal Antônio José de Oliveira e Dulcinéia Maria de Oliveira. Foi ordenado diácono no dia 08 de dezembro de 2003 pela imposição das mãos de dom Augusto Alves da Rocha, na Catedral Nossa Senhora dos Remédios, em Picos.

Padre Espedito Oliveira na Missa de Cinzas/Foto: José Maria Barros.
 

Foi ordenado Sacerdote pela imposição das mãos de dom Plínio José Luz da Silva na Igreja Sagrado Coração de Jesus, em Itainópolis, no dia 22 de maio de 2004.

Desde então exerceu seu ministério na Área Pastoral do Imaculado Coração de Maria e na Paróquia São Francisco de Assis, abrangendo as cidades de Francisco Santos e Santo Antônio de Lisboa. Foi Pároco da Paróquia Nossa Senhora das Mercês, em Jaicós, correspondendo às cidades de Massapê e Patos do Piauí, de outubro de 2007 a março de 2014, época em que tomou posse na Paróquia Santa Ana, em Monsenhor Hipólito, onde ficou até o dia 31 de janeiro de 2020. Tomou posse dia 2 de março de 2020 como pároco da Paróquia Nossa Senhora dos Remédios, em Picos, mas, renunciou ao posto pouco mais de dois anos.

Padre Espedito Oliveira durante celebração na Catedral/Foto: José Maria Barros.
 
Padre Espedito Oliveira na Via-Sacra do Morro da Aerolândia/Foto: José Maria Barros.

 

Compartilhe:

Comentar

0 Comentários

  1. Nenhum comentário registrado para esta matéria. Seja o primeiro!

Veja Também