• Sábado, 27 de Abril de 2024

Diocese de Picos suspende missas com presença de fiéis por causa do coronavírus

A decisão foi tomada no último dia 18 de março e vale para todas as paróquias e áreas pastorais da Diocese de Picos

Catedral de Picos fica fechada aos fiéis no horário das celebrações / Foto: José Maria Barros

Por José Maria Barros/Informa Picos

Em mais um esforço para evitar a propagação do coronavírus, a Diocese de Picos suspendeu a realização de missas com a presença dos fiéis. A decisão foi tomada no último dia 18 de março e vale para todas as paróquias e áreas pastorais.

Celebrações estão acontecendo sem a presença dos fiéis/Foto: Reprodução.
 

A nota oficial da Diocese de Picos endereçada ao clero foi assinada pelo bispo dom Plínio José Luz da Silva no último dia 18 de março. Para tomar tal decisão, ele justificou a real situação em que se encontra o mundo por conta da disseminação do coronavírus, classificado pela Organização Mundial da Saúde como pandemia.
    
“A partir deste dia 18 de março e enquanto permanecerem os riscos de contágio do COVID-19 (Coronavírus), celebrar a missa nos horários de costume, apenas nas Igrejas Matrizes das Paróquias e sedas das Áreas Pastorais, sem a participação do povo, isto é, apenas com o sacerdote e uma pequena equipe de liturgia e canto, no máximo dez pessoas” – orientou dom Plínio.

Missas estão sendo celebradas com as portas fechadas/Foto: Reprodução.
 

Nota ao clero
    
Na nota, dom Plínio José ressalta que, para facilitar a participação dos fiéis em suas casas, as celebrações, na medida do possível, serão transmitidas ao vivo pelos meios de comunicação social, como Rádio, TV, Facebook, Instagram e outros.
    
“Sugerimos aos padres que orientam os fiéis a não se dirigirem à igreja para participarem das celebrações, mas acompanhem as mesmas em suas residências, através dos meios de comunicação supracitados, com seus familiares” – reforça dom Plínio José.

Apenas o pessoal de apoio participa das celebrações/Foto: Reprodução.
 

Revogação
    

O bispo diocesano de Picos conclui informando que, com essas orientações ficam revogadas as disposições anteriores que haviam sido tomadas no dia 16 de março. Naquela oportunidade a igreja fazia algumas restrições, como a interrupção de atividades que envolvessem grande número de pessoas, como procissões, assembleias, encontros de pastorais, etc.

Na semana, durante o dia, a Cetedral fica aberta para orações dos fiéis/Foto: José Maria Barros.
 

Permitia, no entanto, as celebrações, apesar de algumas restrições aos fiéis, que deveriam evitar os abrações, apertos de mãos e diálogo muito próximo entre as pessoas.

Com as novas medidas, as celebrações na Igreja Catedral de Nossa Senhora dos Remédios, em Picos, estão acontecendo de portas fechadas de segunda-feira a sábado às 9 horas da manhã. Aos domingos, as missas são rezadas as 9 e às 19 horas.

Catedral fica aberta durante o dia, em momentos que não têm celebrações/Foto: José Maria Barros.
 

Durante a semana, a Catedral de Picos permanece aberta durante o dia apenas para a visitação dos fiéis, que para lá se dirigem a fim de fazerem as suas orações.

Após suspensão dos festejos, igreja do bairro Paroquial permanece fechada/Foto: José Maria Barros.
 
Missas na Catedral são transmitidas pelos meios de comunicação/Foto: Divulgação.

CÓPIA DA NOTA AO CLERO


Cópia da nota assinada por dom Plínio José/Foto: Reprodução.
 


 

Compartilhe:

Comentar

0 Comentários

  1. Nenhum comentário registrado para esta matéria. Seja o primeiro!

Veja Também