• Quinta-Feira, 12 de Dezembro de 2019

Católicos lotam Catedral de Picos na abertura dos Festejos da Padroeira

Festa de Nossa Senhora dos Remédios teve início nesta terça-feira, 6, e prossegue até o dia 15, feriado municipal

Picoenses participam da abertura dos Festejos da Padroeira / Foto: José Maria Barros

Matéria originalmente publicada pelo GP1

Por José Maria Barros

Centenas de católicos lotaram as dependências da Igreja Catedral de Picos nesta terça-feira, 6 de agosto, na abertura dos Festejos da Padroeira, Nossa Senhora dos Remédios. A programação segue até o dia 15, feriado municipal, oportunidade em que acontece a missa solene na Praça Justino Luz.

CONFIRA ÁLBUM DE FOTOS!

Celebrações acontecem na Igreja Catedral/Foto José Maria Barros.
 

A Festa de Nossa Senhora dos Remédios, Padroeira da Cidade e da Diocese de Picos, está em sua 169ª edição e, como de costume atraiu uma multidão na abertura do novenário. A novena-missa de hoje foi presidida pelo Padre Sérgio Leal de Moura e concelebrada pelos padres Francisco Pereira Borges (Chiquinho), Francisco Bezerra Neto, David de Sousa Barros e Jonas de Moura Batista.

Novena-missa de abertura foi presidida pelo Padre Sérgio de Moura Leal/Foto: José Maria Barros.
 

Este ano o tema da festa é: Com Maria, ser Igreja missionária a serviço dos pobres; e o lema Vinde a Mim os oprimidos! O objetivo pastoral evangelização da família e formação dos leigos e objetivo financeiro, evangelização, conservação do patrimônio e custear as despesas da Paróquia Nossa Senhora dos Remédios durante o ano.

Programação

Antecedendo a programação oficial, na noite de segunda-feira, 5, aconteceu às 18 horas uma carreata pelas principais ruas da cidade, concluindo com a celebração da missa na Igreja Catedral, que passa por uma reforma.

Procissão de entrada/Foto: José Maria Barros.
 

Nesta terça-feira, 6, abertura da programação com alvorada festiva às 4 horas da manhã e procissão com a imagem da Padroeira pelas principais ruas da cidade, retornando para a Catedral, onde aconteceu o hasteamento da bandeira da Festa de Nossa Senhora dos Remédios. Ao meio dia ofício e a noite novena-missa de abertura, concluindo com a quermesse animada pelo cantor Paulinho Henrique.
    
No período de 6 a 14 de agosto, a programação segue com Ofício de Nossa Senhora dos Remédios ao meio-dia, 18 horas confissões auriculares e reza do terço, 19 horas novena-missa e em seguida quermesse.

Demonstrações de fé e devoção à Padroeira/Foto: José Maria Barros.
 

A organização dos festejos convidou vários padres e também bispos para presidirem as novenas-missas. Na abertura o pregador foi o Padre Sérgio de Moura Leal e nesta quarta-feira, 7, será o Padre Jonas de Moura Batista. Na quinta-feira, 8, será a vez do bispo de Floriano, Dom Edivalter Andrade.
    
Também presidirão as novenas-missas os padres Cláudio Santana de Andrade, Vicente Gomes de Oliveira, Carlos Danilo de Araújo Santos, Antônio Ismael de Holanda, Francisco Ramires Barros Moura e Francidilso Silva do Nascimento. No dia 14, após a celebração acontece o tradicional Leilão da Padroeira.

Fiíes lotam a Igreja Catedral de Picos/Foto: José Maria Barros.
 

No dia 15 de agosto, feriado municipal, às 5 horas da manhã acontece alvorada festiva e às 7 horas missa solene no Adro da Igreja Catedral presidida pelo bispo diocesano de Picos, dom Plínio José Luz da Silva. Ao meio dia haverá a consagração das famílias e às 17 horas missa da Dedicação da Catedral.
 

VEJA MAIS FOTOS

Compartilhe:

Comentar

0 Comentários

  1. Nenhum comentário registrado para esta matéria. Seja o primeiro!

Veja Também