• Sexta-Feira, 26 de Abril de 2024

Caminhada da Solidariedade e da Paz reúne multidão de católicos em Picos

Vestindo a camiseta do evento centenas pessoas participaram da 14ª edição da caminhada neste domingo, 9 de junho

Centenas de pessoas participaram da caminhada / Foto: José Maria Barros

Matéria originalmente publicada no GP1

Por José Maria Barros

Vestindo a tradicional camiseta do evento, centenas de católicos oriundos dos mais diferentes recantos de Picos e dos municípios da grande região, participaram na manhã deste domingo, 9, da 14ª edição da Caminhada da Solidariedade e da Paz. O tema deste ano foi: “Unidos pela solidariedade” e o lema: “Promovendo o direito e a justiça”.

CONFIRA OUTRAS IMAGENS!

Diocese de Picos realiza Caminhada da Solidariedade e da paz/Foto: José Maria Barros.
 

Desde as primeiras horas da manhã que os caminheiros começaram a se dirigir para a concentração, localizada na Avenida Beira-Rio, ao lado da Clínica de Urgência. Por volta das 7h40, teve início à caminhada e durante todo o percurso, os participantes entoavam cânticos, acenavam bandeiras e rezavam.

Concentração/Foto: José Maria Barros.
 

O bispo diocesano de Picos, dom Plínio José Luz da Silva, participou do evento, assim como vários padres da Diocese de Picos, dentre os quais, o coordenador da 14ª Caminhada da Solidariedade da Paz, Padre Marcos Roberto Vieira, referencial da Pastoral da Comunicação e pároco da Paróquia do Imaculado Coração, em Francisco Santos.

Dom Plínio abre a Caminhada da Solidariedade e da Paz/Foto: José Maria Barros.
 

Percurso
     
A Caminhada teve início às 7h40 da manhã, saindo da Avenida Beira-Rio, ao lado da Clínica de Urgência, e concluindo às 9 horas com a missa na Igreja Catedral Nossa Senhora dos Remédios. A celebração foi presidida pelo bispo Dom Plínio José e concelebrada por diversos padres da Diocese de Picos.

Caminhada deixa Avenida Beira-Rio/Foto: José Maria Barros.
 

O percurso inclui toda a extensão da Avenida Beira-Rio em direção ao bairro Passagem das Pedras, passando pela Praça Alberto Leopoldo e seguindo pelas ruas Eliseu Pereira, Coronel Antônio Rodrigues, Avenida Nossa Senhora de Fátima, Travessa Benedito Reinaldo e Praça Justino Luz até a Catedral, onde aconteceu a celebração eucarística.

Objetivo
       
A 14ª Caminhada da Solidariedade e da Paz de Picos tem como objetivo a conclusão da reforma/construção da Casa de apoio a pessoas em situação de rua. O imóvel fica localizado na Avenida Senador Helvídio Nunes, 1609, nas proximidades do Centro de Treinamento Diocesano (CTD), bairro Catavento.

Caminhada da Solidariedade e da Paz de Picos chega a sua 14ª edição/Foto: José Maria Barros.
 

Avaliação
    
O Coordenador do evento, Padre Marcos Roberto, disse que pela participação das pessoas acredita que a Caminhada atingiu o seu objetivo na questão organizacional. “Queremos ainda, claro, contar com a solidariedade e o apoio de todos, porque a caminhada ela encerra hoje, mas a motivação para a solidariedade e promoção da paz ela permanece” – lembra.

Coordenador da caminhada diz que objetivo foi alcançado/Foto: José Maria Barros.
 

Segundo Padre Marcos Roberto, hoje é o 14º passo que a comunidade dá nessa direção da construção de uma sociedade mais justa e igualitária, voltada para a solidariedade e para a paz. “Então, nós ainda estamos com o coração cheio de alegria pela participação de todas as paróquias, das comunidades, de Picos como um todo, esperamos que essa caminhada possa produzir muitos frutos, principalmente, de humanidade nas pessoas e também de solidariedade” – ressaltou.
    
Para o Padre Marcos Roberto, a presença de crianças, adolescentes, jovens, adultos e idosos na caminhada é uma demonstração do espírito de Deus, que há em todos e faz com que a Igreja se renove e caminhe sempre unida.

Crianças de colo presentes na caminhada/Foto: José Maria Barros.
 

Dom Plínio
    
O bispo Dom Plínio disse que a Caminhada da Solidariedade e da Paz é uma experiência muito valiosa, porque hoje se celebra o dia da criação da Igreja, o primeiro passo da Igreja com a manifestação do Espírito Santo.

Dom Plínio destaca imporância da caminhada/Foto: José Maria Barros.
 

“Portanto hoje, no Dia de Pentecostes, a Igreja de Picos se manifesta através da união dessa caminhada, com o propósito de Igreja, que é a solidariedade, não poderia ser melhor. Ela caiu no dia certo e no momento certo. Com a força do espírito santo nós podemos renovar cada vez mais, revigorar a nossa caminhada e a nossa união”, destacou.

Dom Plínio participa da caminhada/Foto: José Maria Barros.
 

Segundo Dom Plínio, o ponto alto da Igreja é exatamente a solidariedade, o amor uns aos outros e, sobretudo quando as pessoas necessitam muito, como é o caso dos mais pobres.
 

Várias Paróquias marcaram presença/Foto: José Maria Barros.
 
Comitivas de outras paróquias presentes na Caminhada da Paz/Foto: José Maria Barros.
 
Caminhada da Solidariedade e da Paz de Picos/Foto: José Maria Barros.
 
Caminhada segue pela rua Coronel Antônio Rodrigues/Foto: José Maria Barros.
 
Caminhada passa pelo bairro Passagem das Pedras/Foto: José Maria Barros.
 
Caminhada passa pelo centro da cidade/Foto: José Maria Barros.
 
Pessoas de todas as idades participam da caminhada/Foto: José Maria Barros.
 
Padre Gregório participa da caminhada/Foto: José Maria Barros.
 
Padre Marcos Roberto prestigia a caminhada/Foto: José Maria Barros.
 
Caminhada chega a Catedral/Foto: José Maria Barros.
 
Missa marca encerramento da caminhada/Foto: José Maria Barros
 
Católicos lotam Catedral na missa de encerramento da caminhada/Foto: José Maria Barros.

Compartilhe:

Comentar

1 Comentário

  1. Silvia Regina Sousa

    Eu era de São José do Piauí participavai dos grupos da Igreja principalmente do dízimo participei ja da caminhada da paz ai em Picos pra mim e uma grande incentiva para nós católicos Parabéns todas as fotos ficaram lindas mais a de Dom Plínio na frente destacou muito

Veja Também