• Quarta-Feira, 18 de Setembro de 2019

Árbitro cita na súmula presença de drone no jogo entre Sep e Timon

Antônio Dib Moraes de Sousa reclamou ainda da falta de iluminação no banheiro do vestiário da arbitragem

Árbitro registra presença de drone na partida entre Sep e Timon / Foto: José Maria Barros

Por José Maria Barros

O árbitro central da partida de abertura do Campeonato Piauiense de Futebol da Série B entre Sociedade Esportiva de Picos (Sep) e Timon, Antônio Dib Moraes de Sousa, registrou na súmula a presença de um drone.
    
A partida foi realizada na última sexta-feira, 6 de setembro, às 20 horas, no Estádio Municipal Helvídio Nunes de Barros, em Picos, e a Sep venceu pelo placar de 3 a 0.
    
O fato inusitado aconteceu aos 18 minutos do segundo tempo, quando a partida estava paralisada. O drone sobrevoou o estádio Helvídio Nunes, chamando a atenção de repórteres que cobriam o evento na beira do gramado e, da torcida que lotava parcialmente a geral e a arquibancada.
    
Na súmula o árbitro Antônio Dib escreveu: “Aos 18 minutos do segundo tempo da partida, observei um objeto voador (drone) sobrevoando o campo de jogo quando a partida estava paralisada. Entretanto, após um minuto e vinte segundos, o mesmo desapareceu e a partida prosseguiu normalmente”.

Antônio Dib informou ainda na súmula que não havia iluminação no banheiro do vestiário da arbitragem.

Uso de drones

Pela regra geral da Anac (Agência Nacional de Aviação Civil), os drones com mais de 250 gramas só poderão voar em áreas distantes de terceiros (no mínimo 30 metros horizontais), sob total responsabilidade do piloto operador e conforme regras de utilização do espaço aéreo do Decea. Caso exista uma barreira de proteção entre o equipamento e as pessoas à distância especificada não precisa ser observada.

Para voar com drones com mais de 250 gramas perto de pessoas é necessário que elas concordem previamente com a operação, ou seja, a pessoa precisa saber e concordar com o voo daquele equipamento nas proximidades onde se encontra. É o tipo de situação que diz respeito a shows, festivais e partidas de futebol e outros esportes. 

Compartilhe:

Comentar

0 Comentários

  1. Nenhum comentário registrado para esta matéria. Seja o primeiro!

Veja Também