• Segunda-Feira, 13 de Janeiro de 2025

Padre responsável pela demolição de igreja bicentenária deixará paróquia de Bocaina

Padre Francisco Antônio Feitosa entregará paróquia ao bispo diocesano próximo dia 23 de dezembro

Padre responsável pela demolição de igreja bicentenária deixará paróquia de Bocaina / Foto: divulgação

POR JOSÉ MARIA BARROS/INFORMA PICOS

Responsável pela demolição da igreja bicentenária de Nossa Senhora da Conceição, o padre Francisco Antônio Feitosa deixará a Paróquia de Bocaina no próximo dia 23 de dezembro. O anúncio foi feito na manhã deste domingo, 8, pelo bispo diocesano de Picos, dom Plínio José Luz da Silva.

Igreja bicentenária antes da demolição/Foto: Divulgação.
 

Quem assumirá a Paróquia Nossa Senhora da Conceição, em Bocaina, será o padre Allef Antônio Carvalho Araújo, atual pároco da Paróquia São Francisco de Assis, em Curral Novo. A posse do novo pároco dos bocainenses está prevista para as 19 horas do dia 15 de fevereiro de 2025.

Igreja bicentenária foi demolida em 2023/Foto: Divulgação.
 

Demolição polêmica

O Padre Francisco Antônio Feitosa foi pároco da Paróquia Nossa Senhora da Conceição, em Bocaina, no período de 30 de junho de 2018 a 30 de junho de 2024. Há quatro meses ele exercia o ofício de Administrador Paroquial da mesma Paróquia, a qual ele entregará ao bispo diocesano de Picos no próximo dia 23 de dezembro.

Demolição da igreja bicentenária gerou polêmica em Bocaina/Foto: Divulgação.
 

Em outubro de 2023, o padre Francisco Antônio Feitosa provocou uma polêmica entre os católicos da comunidade de Bocaina, ao determinar a demolição da igreja bicentenária de Nossa Senhora da Conceição. Houve diversas reações, desde apoio a rejeição completa a ação do pároco.

Templo representava um patrimônio cultural/Foto: Divulgação.
 

O templo, que representava um patrimônio histórico e cultural do município, havia sido construído no século XVIII e tinha passado por duas reformas nestas duas centenas e meia de séculos. Uma em 1925, e, a mais radical reforma, em 1974, quando a torre da igreja caiu e outra fora erguida. Porém, em 2023, o padre Antônio Feitosa decidiu pela demolição completa da igreja e iniciou uma campanha para construção de outra.

A iniciativa de demolir a igreja bicentenária de Bocaina partiu do pároco da Paróquia Nossa Senhora da Conceição, padre Francisco Antônio Feitosa, e contou com aprovação da Câmara de Vereadores.

Templo tinha sido construído no século XVIII/Foto: Divulgação.
 

A população queria se manifestar sobre o assunto através de um plebiscito, mas, a consulta não ocorreu. Em vez disso, a Câmara Municipal de Bocaina aprovou projeto de lei autorizando a demolição do templo religioso. Sete vereadores votaram a favor e um contra.

 Insatisfeita com a decisão, uma moradora escreveu em grupo de whatszap: “a população quis opinar, então levaram para Câmara de Vereadores. Meia dúzia de semianalfabetos decidiu pelo resto da população. Literalmente. É um absurdo”.

A moradora ainda completou: “Borges Leal Marinho está se revirando no túmulo. Agora, depois de demolida, é que o povo se deu conta que foram embora quase três séculos de história” – lembrou.

Padre Antônio Feitosa realizará Terapia de Integração Pessoal/Foto: Divulgação.
 

Destino do pároco

Segundo a nota assinada por dom Plínio José, após entregar a paróquia Nossa Senhora da Conceição no próximo dia 23 de dezembro, o padre Francisco Antônio Feitosa iniciará um ano sabático para recuperar as forças e fazer uma experiência de fé mais profunda, unido a Cristo.

Também concluirá os dois últimos períodos que faltam para terminar o curso de História, na Universidade Federal do Piauí, em Teresina, bem como realizará a primeira etapa da Terapia de Integração Pessoal (TIP), através do Método da Abordagem Direta do Inconsciente (ADI), em Belo Horizonte-MG.

Nota assinada por dom Plínio

Considerando as prescrições do Cânon 1748 do Código de Direito Canônico, que estabelece “se o bem das almas ou a necessidade ou a utilidade da Igreja exigirem que o pároco seja transferido da sua paróquia, que dirige com eficiência, para outra paróquia ou para outro ofício, o Bispo proponha-lhe por escrito a transferência e aconselhe-o a que aceda por amor de Deus e das almas”, tendo ouvido o parecer do Conselho Presbiteral e conversado presencialmente com os envolvidos nas mudanças, bem como comunicado por escrito aos mesmos, informando-lhes sobre o assunto, vimos por meio desta, apresentar a decisão de promover as transferências do Revmo. Pe. Francisco Antônio Feitosa e do Revmo. Pe. Allef Antonio Carvalho Araújo, como de fato promovemos. 

O Revmo. PE. FRANCISCO ANTÔNIO FEITOSA exerceu o cuidado pastoral de toda a comunidade paroquial como Pároco da Paróquia Nossa Senhora da Conceição, em Bocaina - PI, no período de 30/06/2018 a 30/06/2024 e há quatro meses exerce o ofício de Administrador Paroquial da mesma Paróquia. Dia 23/12/2024, às 09:00h, entregará a Paróquia ao Bispo Diocesano e iniciará um Ano Sabático, para recuperar as forças e fazer uma experiência de fé mais profunda, unido a Cristo. Também concluirá os dois últimos períodos que faltam para terminar do Curso de História na Universidade Federal do Piauí, em Teresina - PI, bem como realizará a primeira etapa da Terapia de Integração Pessoal (TIP), através do Método da Abordagem Direta do Inconsciente (ADI), em Belo Horizonte - MG. 

O Revmo. PE. ALLEF ANTONIO CARVALHO ARAÚJO entregará a Paróquia São Francisco de Assis, em Curral Novo/PI, ao Bispo Diocesano, no 17/01/2025, às 09:00h, e será nomeado e apresentado como novo Pároco da Paróquia Nossa Senhora da Conceição, em Bocaina/PI, dia 15/02/2025, às 19:00h. 

Picos, 08 de dezembro de 2024 
Dom Plínio José Luz da Silva 
Bispo Diocesano de Picos

Dom Plínio José, bispo diocesano de Picos/Foto: José Maria Barrs.


 

Compartilhe:

Comentar

0 Comentários

  1. Nenhum comentário registrado para esta matéria. Seja o primeiro!

Veja Também