• Quinta-Feira, 03 de Outubro de 2024

Colunas

Família no poder

Nas eleições do próximo dia 6 de outubro em Aroeiras do Itaim, estará em jogo a permanência ou não da família De Deus no comando da prefeitura. Desde a emancipação política, o mesmo grupo se mantém no poder. O município de Aroeiras do Itaim foi criado pela lei estadual nº 5.094, de 27 de outubro de 1999, desmembrando-se de Picos e instalando-se em 1º de janeiro de 2005. Gilmar Francisco de Deus foi eleito e reeleito. Depois, seu sobrinho Wesley Gonçalves de Deus foi eleito e reeleito e por último, Edmilson Francisco de Deus, o Bill de Deus, irmão do primeiro gestor, foi eleito em 2020. Poderia concorrer a reeleição, mas abriu mão em favor do sobrinho, Wesley de Deus, que tenta retornar após quatro anos.

Pior salário do Brasil

Durante manifestação de protesto realizada na última quarta-feira, 18, no centro de Picos, policiais civis criticaram duramente a política salarial do governo Rafael Fonteles (PT), chamado de empresário e neoliberal. No ato, os manifestantes distribuíram junto à população um panfleto com a imagem do governador e do secretário de segurança e a frase: Mais uma realização do PT do Rafael Fonteles: Polícia Civil pior salário do Brasil!

Educação em segundo plano

Profissionais da educação aproveitaram o Grito dos Excluídos ontem em Picos, para alfinetar a política do governo Rafael Fonteles (PT) em relação ao setor. Uma das frases mais emblemáticas retrata o atual conceito dos trabalhadores para com a Educação do Piauí.

Trocando as bolas: pedido de registro da candidatura de Pablo Santos ainda aguarda julgamento

O portal Cidade Verde publicou hoje na página da sucursal de Picos a seguinte manchete: “Pablo Santos tem candidatura a prefeito de Picos deferida pelo TRE-PI”. A informação não procede, pois, até às 17 horas desta quarta-feira, 4 de setembro, o pedido de registro de candidatura do emedebista e de sua vice Xandu Néri (PSB) ainda estavam em análise, ou seja, aguardando julgamento conforme o Divulcand/2024. Na realidade, a autora do texto deve ter se confundido, já que foi deferido sim o DRAP (Demonstrativo de Regularidade de Atos Partidários) da coligação encabeçada por Pablo Santos. Porém, o pedido de registro de sua candidatura individual ainda aguarda julgamento pelo juízo da 10ª zona eleitoral.

Duplicidade

Release distribuído pela assessoria do vereador Hugo Victor falando sobre o lançamento da sua candidatura à reeleição neste sábado, 31 de agosto, informa que estarão presentes no ato político o candidato a prefeito Dr. Pablo Santos (MDB) e também o deputado estadual Pablo Santos (MDB). Não seria a mesma pessoa ou o autor do texto se confundiu igual ao Instituto Opinar?

Informa Picos lidera acessos na Internet

Com linha editorial pautada na independência e imparcialidade, o portal Informa Picos lidera acessos na Internet entre os concorrentes na cidade modelo. Das quatro matérias selecionadas diariamente e de forma automática pela página da Firme.com, todas são do Informa Picos conforme mostra a imagem. A página da Firme reúne os principais sites da cidade e, através dela a maioria dos internautas busca informações de Picos e região.

Transparência zero

O governo do estado contratou uma nova empresa [a terceira] para executar a reforma da 9ª Regional de Educação em Picos, obra que se arrasta há mais de quatro anos. Na placa afixada em frente ao prédio, constam algumas informações sobre o serviço, no entanto, não informa o valor que está sendo aplicado. Como se trata de dinheiro do povo, a transparência é algo que não pode faltar.

Sonhando com a presidência

Na sessão de reabertura das atividades legislativas em Picos realizada ontem, 8 de agosto, o vereador Wellington Dantas (PT) ignorou mais uma vez o regimento interno da casa. Ele chegou ao plenário por volta das 17h30m [a sessão começa às 15h] usou a tribuna repetindo o tradicional discurso de criticar a administração municipal e elogiar o governo estadual e, ainda para completar assumiu o comando da sessão, mesmo tendo o vice-presidente da mesa diretora, José Luís de Carvalho (MDB), ao lado. Com a ausência do presidente, o vice comanda os trabalhos e não o secretário, como é o caso do petista. Deve ser a vontade de ser presidente da Câmara Municipal de Picos, por enquanto apenas um sonho.