• Sexta-Feira, 19 de Abril de 2024

Vereador Afonsinho defende transformação da Defesa Civil em secretaria

Parlamentar diz que pasta vai garantir mais poder para agir durante emergências, além de trabalhar a prevenção de acidentes e desastres naturais

Vereador Afonsinho defende Secretaria da Defesa Civil / Foto: José Maria Barros

Durante o seu pronunciamento na Câmara Municipal de Picos, na sessão realizada na tarde da quinta-feira, 23, o vereador Afonso Guimarães, o Afonsinho (PP), defendeu a decisão do prefeito Padre José Walmir de Lima (PT) de transformar a Coordenação de Defesa Civil em secretaria municipal, o que vai garantir mais poder para agir durante emergências, além de trabalhar a prevenção de acidentes e desastres naturais.

Ele citou como exemplo a seca que se abateu no Nordeste nos últimos anos, nos quais muitas comunidades rurais precisaram dos serviços de carros-pipa. O vereador argumentou que Picos perdeu mais R$ 6 milhões do Governo Federal por não ter uma Secretaria de Defesa Civil.

“Muitas comunidades da cidade ainda bebem água graças a carros-pipa e se não tiver uma secretaria, muitas pessoas terão dificuldade em conseguir água para as necessidades básicas”, declarou.

O vereador citou que os bairros da zona urbana que ficam nas imediações dos morros, dentre eles o Paroquial, Morro da Mariana, São Vicente e Morada do Sol, teriam mais muros de arrimo e escadas caso já houvesse a secretaria, uma que o município deixou de receber mais de R$ 4 milhões que seriam utilizados nesse sentido.

“Se não tivermos uma secretaria para conseguir emendas parlamentares e recursos federais, não teremos muito a fazer”, destacou.

Agricultura

Quanto ao trabalho desenvolvido pela Secretaria de Agricultura de Picos, o vereador afirmou que até meados de 2020 todas as estradas vicinais da cidade serão recuperadas.

Requerimentos

Afonsinho requereu da Secretaria de Transporte, Trânsito e Mobilidade Urbana (STTRAM), que permita o estacionamento de motos em frente ao Açougue Municipal, localizado na Av. Getúlio Vargas, por ser um local de grande movimentação. Ainda nessa semana ele esteve por lá, juntamente com o secretário de Agricultura, Marcos Vinícius Guimarães, para ver as necessidades urgentes para aquele prédio.

O vereador também encaminhou votos de pesar a família da professora Maria da Cruz Campos (Cruzinha), falecida na última quarta-feira, 22.
 

Compartilhe:

Comentar

0 Comentários

  1. Nenhum comentário registrado para esta matéria. Seja o primeiro!

Veja Também