• Quinta-Feira, 28 de Março de 2024

Secretário de Desenvolvimento Econômico Igor Néri se reúne com investidores da China

Na pauta o interesse dos investidores em vir para o Piauí e instalar na região de Pio IX um condomínio de energias renováveis

Secretário Igor Néri participa de reunião no Karnak / Foto: Ascom

O Secretário de Estado do Desenvolvimento Econômico, Igor Néri, se reuniu nessa quinta-feira (09), no Palácio de Karnak, com o Governador Wellington Dias, investidores da China, o secretário de Mineração e Energias Renováveis, Howzembergson Brito e com representantes do município de Pio IX. 

Na pauta, o interesse dos investidores em vir para o Piauí e instalar na região, um condomínio de energias renováveis que contará com a participação de oito estatais do Governo Federal Chinês e trabalhará com a parte de energias renováveis juntamente com a agricultura, através da produção da mandioca. 

Igor Néri, ao centro, com investidores chineses/Foto: Ascom.
 

O projeto, apresentado ao governador, aos secretários e aos representantes de Pio IX, está em fase inicial. No município, uma área já foi adquirida por parte dos investidores e a escolha da região se deu devido à boa altitude existente ali, bem como os bons ventos que são constantes e propícios para a geração de energia.

Segundo os investidores Chineses, a intenção é produzir no Piauí, cerca de 15 gigas de energia renovável, equiparando-se a produção da Usina de Belo Monte, em Minas Gerais. 

“Escolhemos o Piauí pelas condições favoráveis que ele apresenta e por ser um estado que se encaixa bem no que estamos planejando. Aqui, fomos bem recebidos e já podemos dar início ao que planejamos. Nossa intenção é produzir energia renovável juntamente com a produção de energia de biomassa, através da plantação da mandioca, que envolverá produtores de Pio IX e de cidades vizinhas também. Além disso, pretendemos gerar mão de obra constante, tanto direta, quanto indireta, o que beneficiará o município e o estado também. Como iniciamos o projeto e já adquirimos a área, a previsão é que no segundo semestre de 2020, seja feita a conclusão das bases do canteiro de obras”, falou Alvaro Kira Okuma, representante chinês da empresa Brasimax Group.

Para o Secretário Igor Néri, o primeiro passo já foi dado e o que diz respeito a incentivos ficais e desburocratização será resolvido logo em breve. 

Participantes da reunião/Foto: Ascom.
 

“O primeiro passo já foi dado. O Piauí comemora mais um investimento no nosso Estado, dessa vez, no município de Pio IX e o que compete a gente, como incentivos ficais e desburocratização, pretendemos resolver o quanto antes, pois temos interesse nesse e em outros investimentos, que sem dúvidas, contribuirão e muito para o crescimento e desenvolvimento do Piauí. E estamos de portas abertas para que mais investidores desejem investir no nosso Estado. Tenho certeza que 2020 será um ano promissor e de muito trabalho”, disse Igor. 

O Governador do Estado, Wellington Dias, destacou que a procura pela região de Pio IX é importante, pois fortalece a economia e dá visibilidade ao município. 

Reunião foi comandada pelo governador Wellington Dias/Foto: Ascom.
 

“A geração de energia eólica e solar veio justamente para isso: mostrar a todos, a cidade de Pio IX, além, claro, de gerar empregos. O projeto apresentado tem um cronograma a ser cumprido e esperamos que no segundo semestre, haja condições de obra para a realização da primeira etapa do projeto. Da nossa parte, todo apoio possível. O Piauí abre o ano de 2020 com coisas boas acontecendo e comemora. Esperamos que o ano seja de desenvolvimento para o nosso estado e para a região de Pio IX também”, falou ele.
 

Compartilhe:

Comentar

0 Comentários

  1. Nenhum comentário registrado para esta matéria. Seja o primeiro!

Veja Também