• Quinta-Feira, 02 de Dezembro de 2021

Secretaria Municipal de Saúde realizará mutirão de cirurgias de catarata em Picos

A ação será administrada pela Secretaria, que cede o suporte e logística necessária para a realização

Sede da Secretaria Municipal de Saúde de Picos / Foto: José Maria Barros

A Secretaria Municipal de Saúde de Picos, se prepara para realizar um mutirão de cirurgias de catarata ainda este ano. A ação é uma parceria da Secretaria de Saúde do Estado do Piauí (SESAPI), com a Secretaria de Saúde de Picos (SMS). As cirurgias estão previstas para acontecerem até o início de dezembro deste ano. O projeto busca minimizar a fila reprimida de pessoas com catarata no município e irá realizar cerca de 264 cirurgias.

Critérios para as cirurgias:

Idosos com mais de 60 anos, ter feito a cirurgia de um olho no mutirão anterior; estar na lista de regulação do Gestor Saúde da SMS (Lista reprimida). Caso ainda restem vagas será realizado um cadastro de reserva através da atenção Básica no intuído de preencher toda a oferta.

O Secretário de Saúde de Picos, Aldo Gil, falou sobre os critérios, números de consultas e cirurgias que serão ofertados no dia do mutirão de catarata. 

“Está previsto 330 consultas e 264 cirurgias para serem realizadas em duas etapas. A 1ª etapa são as consultas, que serão realizadas nos dias 26 a 29 de novembro, e a parte das cirurgias nos dias 2 a 5 de dezembro, ressalto ainda, que essas datas podem sofrer alterações. Em dezembro o processo se repete, as consultas serão nos dias 4 a 6 e as cirurgias nos dias 15 a 17 de dezembro”, explicou o Secretário.

Secretário de Saúde de Picos, Aldo Gil/Foto: Maria Ivonete.
 

Segundo o Secretário, os critérios pedidos pelo Governo do Estado para os idosos fazerem as cirurgias foram os seguintes: idosos com mais de 60 anos, ter feito a cirurgia de um olho no mutirão passado e estarem na lista de regulação do gestor saúde da SMS, ainda de acordo com Aldo Gil, caso restem vagas após todos esses idosos que se enquadram nos critérios, terem realizado a cirurgia, será feito outra triagem com pessoas que já tem conduta cirúrgica, ou exames realizados pelo SUS que prove que ele tem o problema.

Segundo a Coordenadora de Serviço Social da SMS, Iara Portela, o processo de triagem dos pacientes ocorrerá nos dias 26 a 29 de novembro, em pessoas que já fizeram a cirurgia de um olho no mutirão passado, e que estão na regulação do gestor saúde Picos – Teresina. Ela ainda destacou que devido a pandemia, a triagem está sendo realizada em grupos de 20 pessoas, para evitar aglomerações.

Coordenadora de Serviço Social da SMS, Iara Portela/Foto: Maria Ivonete.
 

Iara Portela destacou que no dia dos mutirões de cirurgias de catarata, a SMS disponibilizará uma equipe de profissionais para cuidar de todos os pacientes presentes. “Teremos uma equipe de profissionais, composta por técnicos de enfermagem, assistente social e enfermeiros, para acompanhar esses pacientes, pois sabemos que existem idosos que tem problemas de hipertensão, diabetes e cardíacos, então essas pessoas necessitam de um acolhimento especial”, frisou a Coordenadora.

Por fim, Iara Portela ressaltou que as pessoas que se enquadrem nos critérios para fazerem a cirurgia, devem buscar a Secretaria de Saúde para realizarem o cadastro. 

“Eu peço para que as pessoas que se enquadrem nos critérios para fazerem a cirurgia e, estão na regulação gestor saúde Picos – Teresina, procurem o Serviço Social ou a Coordenação do Idoso para atualizar o cadastro”, finalizou a Coordenadora.

Compartilhe:

Comentar

0 Comentários

  1. Nenhum comentário registrado para esta matéria. Seja o primeiro!

Veja Também