• Terça-Feira, 23 de Abril de 2024

Professsor Francisco de Assis assume presidência da Academia de Letras da Região de Picos

A posse da nova diretoria foi realizada na noite desta sexta-feira, 7 de janeiro, no auditório da Alerp

Novo presidente da Alerp presta juramento / Foto: José Maria Barros

POR JOSÉ MARIA BARROS/INFORMA PICOS

Eleito por consenso em 22 de outubro do ano passado, o professor e escritor Francisco de Assis Sousa assumiu a presidência da Academia de Letras da Região de Picos (Alerp). A solenidade de posse foi realizada na noite desta sexta-feira, 7 de janeiro, no auditório “Desembargador Edvaldo Pereira de Moura” e contou com a presença de acadêmicos e convidados.

CONFIRA ÁLBUM DE FOTOS!

Novos dirigentes da Alerp prestam juramento/Foto: José Maria Barros.
 

Na oportunidade, também foram empossados os novos membros da diretoria e do conselho fiscal da Alerp, escolhidos de forma democrática. O mandato é de dois anos. O cerimonial ficou a cargo do presidente da Câmara Municipal de Picos, Francisco das Chagas de Sousa, o Chaguinha, ocupante da cadeira numero 4, cujo patrono é Justino Rodrigues da Luz.

Chaguinha prestigia solenidade de posse/Foto: Assis Santos.
 

Francisco de Assis Sousa substitui na presidência da Alerp a professora e escritora Deolinda Maria de Sousa Marques, que ficou à frente da entidade pelo período de dois anos.

Deolinda Marques faz discurso de agradecimento/Foto: José Maria Barros.
 

Antes de dá posse ao novo presidente da Alerp, Deolinda Marques fez um discurso de agradecimento e, aproveitou para destacar as principais ações à frente da entidade. Lamentou as dificuldades em razão da pandemia, mas, disse que procurou realizar o possível.

O novo presidente Francisco de Assis agradeceu aos confrades pela escolha do seu nome para dirigir a entidade e, conclamou a todos para um projeto de fortalecimento maior da Alerp.

Francisco de Assis agradece voto de confiança/Foto: José Maria Barros.
 

“Assumimos hoje essa tarefa árdua, porém, ao mesmo tempo gratificante, pois estamos sendo convocados a contribuir cada vez mais com a cultura picoense e da nossa região. Nosso propósito é de incentivar a leitura, valorizar a literatura e a produção regional” – pontuou Francisco de Assis.

Francisco de Assis lembrou que existem duas cadeiras vazias na Alerp e uma de suas primeiras atividades será o preenchimento das mesmas. Segundo ele, o edital será lançado em breve, para que as pessoas possam se inscrever e concorrer.

Convidados prestigiam solenidade de posse/Foto: José Maria Barros.
 

Nova diretoria da Alerp

Presidente: Francisco de Assis Sousa
Vice-presidente: Josselmo Batista Neres
Primeira secretária: Maria das Graças Moura
Segundo secretário: José Antônio da Luz (Déde Luz)
Primeiro tesoureiro: José Evilásio de Moura
Segundo tesoureiro: José Solon de Sousa

Acadêmicos presentes à solenidade de posse/Foto: José Maria Barros.
 

Conselho fiscal
Deolinda Maria de Sousa Marques
Vilebaldo Nogueira Rocha
Francisco Valentim Neto

Convidados prestigiam solenidade de posse/Foto: José Maria Barros.
 

Biografia do novo presidente da Alerp

Francisco de Assis Sousa nasceu no dia 17 de junho de 1971, na cidade de São Julião-PI, filho do agricultor, Valdenor Pereira de Sousa, e da dona de casa, Maria Felicidade da Silva Sousa.
É professor licenciado em Letras-Português (UESPI), especialista em Linguística (UFPI), Literatura Brasileira (URCA), Planejamento e Política Educacional (URCA), Políticas Públicas e Contextos Educativos (Universidade Lusófona de Lisboa – Portugal).
 professor efetivo do município de Vila Nova do Piauí e do Estado do Piauí, desde 1997.
No ensino superior, foi professor do curso de licenciatura plena em Letras-Português, da Universidade Estadual do Piauí (UESPI), no campus Profª. Nair Bezerra Pereira Alves, em Fronteiras-PI, de 2001 a 2012.
Foi coordenador do curso de licenciatura plena em Letras-Português, da Universidade Estadual do Piauí (UESPI), no campus Profª. Nair Bezerra Pereira Alves, em Fronteiras-PI, de 2008 a 2012.
Professor do programa PARFOR, no curso de licenciatura plena em Letras-Português, da Universidade Estadual do Piauí (UESPI), campus Dep. Jesualdo Cavalcanti, em Corrente-PI, e no campus Prof. Barros Araújo, em Picos-PI, no ano de 2013.
Professor do programa PIBID, na Universidade Estadual do Piauí (UESPI), campus de Floriano-PI, em 2014 e 2015.
É tutor a distância do programa Universidade Aberta do Brasil/EAD, do curso de licenciatura plena em Letras-Português, da Universidade Federal do Piauí (UFPI), atuando nos campus de Campo Alegre de Lourdes-BA, Juazeiro-BA, Simões, Paes Landim, Uruçuí, Oeiras, Piracuruca, Jaicós e Barras.
É colaborador dos jornais Diário do Povo e O Dia, de Teresina-PI, desde 2001. É responsável, desde 2001, pelo Blog do prof. Francisco de Assis Sousa, no site de notícias www.tvverdescampossat.com.

Francisco de Assis com familiares/Foto: José Maria Barros.
 

Obras publicadas
A Margem Esquerda do Rio (poesia, 2007);
Sorria, enquanto é Tempo! (crônicas, 2011);
Filhos do Asfalto (crônicas, 2014);
O visionário (ensaio biográfico, 2014);
Pedras que Cantam (crônicas, 2018);
Minha Vida em Sua Boca e Outros Poemas (poesia, 2019)
Foi eleito para a Academia de Letras da Região de Picos (ALERP), em janeiro de 2017, e empossado, na cadeira de número 06, no dia 11 de março do mesmo ano.
É membro fundador da Academia de Letras do Vale do Riachão (ALVAR) desde 16 de agosto de 2020.

Posse da nova diretoria da Alerp/Foto: José Maria Barros.


 

 

Compartilhe:

Comentar

0 Comentários

  1. Nenhum comentário registrado para esta matéria. Seja o primeiro!

Veja Também