• Sábado, 20 de Abril de 2024

Prefeitura de Picos dá prazo até sexta para ambulantes desocuparem praça Félix Pacheco

Os ambulantes já foram notificados pela Secretaria Municipal do Meio Ambiente e não sabem para onde serão removidos

Ambulantes têm até a próxima sexta-feira para deixarem a praça Félix Pacheco / Foto: José Maria Barros

Por José Maria Barros

A Prefeitura de Picos, através da Secretaria Municipal do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semam), deu até a próxima sexta-feira, 27, para que todos os ambulantes que ocupam a praça Félix Pacheco deixem o local. O ultimato preocupou os trabalhadores, tendo em vista que não foi apresentado pelo poder público, nenhuma alternativa para eles comercializarem seus produtos.

Barracas serão removidas da praça Félix Pacheco/Foto: José Maria Barris.
 

Assinada pelo coordenador de fiscalização ambiental da Semam, Francivaldo Barbosa de Sousa, a notificação foi entregue na última sexta-feira, 20, a cada um dos ambulantes que ocupam a praça Félix Pacheco. Também foram notificados os proprietários das bancas de revistas e do chaveiro.
    
Na notificação, a Prefeitura de Picos alega que a praça Félix Pacheco passará por uma reforma e, desta maneira será necessário à desocupação. “Todos que ocupam poderão ficar até 27/09/2019, após esta data não poderão retornar” – alerta o comunicado.

Prefeitura de Picos anuncia reforma da praça Félix Pacheco/Foto: José Maria Barros.
 

Para emitir o comunicado aos ambulantes, a Prefeitura de Picos justifica a existência da Lei 2.497/2013, que em seu artigo 24 diz: “Depende da prévia autorização da Semam, a utilização de praças e demais espaços abertos para a realização de espetáculos ou shows, comícios, feiras ocasionais e demais atividades cívicas, religiosas ou esportivas”.
    
§ 2º “Fica proibido à permanência de trailers ou barracas de comerciantes autônomos, em caráter definitivo, nas áreas verdes que trata esta seção, salvo nas ocasiões versadas no caput”.

Bancas de revistas e chaveiro serão removidos temporariamente para o estacionamento/Foto: José Maria Barros.
 

Destino dos ambulantes

Segundo o secretário municipal de Turismo, Desenvolvimento Econômico e Tecnologia, Rômulo Costa, provavelmente os ambulantes da praça Félix Pacheco serão transferidos para um espaço destinado pela Prefeitura de Picos. Será uma espécie de calçadão a ser construído na Travessa Coronel Joaquim Santos, entre avenida Getúlio Vargas e rua Santo Antônio, no centro.

Secretário de Desenvolvimento Econômico fala do provável destino dos ambulantes/Foto: José Maria Barros.
 

“Não vou dizer de certeza, mas tudo indica que nós vamos fazer o mesmo da Travessa Coronel Joaquim Santos destinado aos camelôs da praça Josino Ferreira, só que do outro lado para atender aos ambulantes da praça Félix Pacheco” – anunciou Rômulo Costa.

De acordo com o secretário Rômulo Costa, após a reforma da praça Félix Pacheco somente retornarão ao logradouro as bancas de revistas e o chaveiro. Esses, enquanto o serviço estiver em andamento eles ocuparão espaços do estacionamento.

Ambulantes devem ser removidos para Travessa Coronel Joaquim Santos/Foto: José Maria Barros.
 

Cópia do comunicado aos ambulantes/Foto: José Maria Barros.
 

Compartilhe:

Comentar

0 Comentários

  1. Nenhum comentário registrado para esta matéria. Seja o primeiro!

Veja Também