• Sexta-Feira, 29 de Março de 2024

Prefeitura de Picos corta árvores da Praça Félix Pacheco e comunidade protesta

Mais de 20 árvores de espécies diferentes foram cortadas ao tronco causando indignação dos moradores de Picos e visitantes

Visão da Praça Félix Pacheco após o corte das árvores / Foto: José Maria Barros

Por José Maria Barros

Ignorando os apelos da comunidade, a Prefeitura de Picos promoveu na última sexta-feira, 11, o corte de mais de 20 árvores das mais diferentes espécies e que ornamentavam a Praça Félix Pacheco, localizada no centro da cidade.

Árvores foram serradas no tronco/Foto: José Maria Barros.
 

A ação foi realizada a noite para não chamar a atenção dos moradores, principalmente dos vendedores ambulantes e das pessoas que circulam diariamente nas proximidades do logradouro. Munidos de motosserras elétricas e outros equipamentos, em poucas horas os servidores da Prefeitura cortaram mais de 20 árvores.

Corte das árvores foi feito a noite para não chamar atenção dos moradores/Foto: José Maria Barros.
 

Na oportunidade, o protesto do ambientalista Antônio José da Silva, também conhecido como Piauí Ecologista, chamou a atenção de populares e da mídia. Para impedir a derrubada das árvores, ele se acorrentou a um pé de castanhola e somente desceu de lá às 15 horas do sábado, 12. Poucas horas depois a castanhola foi cortada.

Ecologista protesta contra derrubada das árvores/Foto: José Maria Barros.
 

Nas redes sociais, dezenas de pessoas protestaram contar a atitude da administração municipal em determinar o corte das árvores que ornamentavam a Praça Félix Pacheco e serviam de abrigo para as pessoas de outras cidades que diariamente vêm a Picos fazer compras ou resolver outros assuntos.

Árvores serviam de abrigo para as pessoas que vinham ao centro da cidade/Foto: José Maria Barros.
 

As pessoas acreditam que dava perfeitamente para promover a reforma da Praça Félix Pacheco sem a necessidade de cortar as árvores. Outros cobraram a ação do Ministério Público por entenderem que a ação da Prefeitura pode ser interpretada como crime ambiental.

Populares acreditam que reforma poderia ser feita sem a derrubada das árvores/Foto: José Maria Barros.
 

Reforma
    
A Praça Félix Pacheco foi cercada na noite de 1º de outubro para que fosse iniciado o serviço de reforma. Passados 15 dias, apenas foi feita a retirada dos ambulantes e das bancas de revistas e do chaveiro, bem como o corte das árvores. A revitalização do logradouro até está terça-feira, 15, não havia sido iniciada. No local não existe também qualquer placa com as informações sobre o prazo de conclusão e não o valor que será gasto.

Praça começou a ser cercada na noite de 1º de outubro/Foto: José Maria Barros.
 

Outro Lado

A Prefeitura Municipal de Picos (PMP), através da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (SEMAM), emitiu nota para esclarecer ao público sobre as árvores da Praça Félix Pacheco. 

Comunidade lamenta derrubada das árvores da Praça Félix Pacheco/Foto: José Maria Barros.
 

Segundo a nota, o projeto de reforma do local prevê a retomada da estrutura original da praça, quando da sua inauguração no início dos anos 1940, com rebaixamento dos canteiros, o que implicará no desabamento de árvores de raízes rasas, plantadas após a elevação desses canteiros, no período posterior à ditadura militar. 

Árvores foram serradas por determinação da Prefeitura/Foto: José Maria Barros.
 

“Com respaldo de técnicos ambientais, essas árvores serão substituídas, tais como Nim Indiano e Castanhola. Nenhuma delas é tombada. Além disso, a administração municipal ressalta que permanecerão as árvores nativas mais antigas, além de serem plantadas outras, como Oitis, Oiticica e Carnaúba. A prefeitura reitera que está realizando a obra com responsabilidade e zelo pelo meio ambiente, assim como pelo bem-estar da comunidade” – conclui a nota.

Situação da Praça Félix Pacheco após corte das árvores/Foto: José Maria Barros.
 
Quinze dias após ser cercada, Praça Félix Pacheco continua sem reforma/Foto: Josér Maria Barros.
 
Praça Félix Pacheco antes do corte das árvores/Foto: José Maria Barros.
 
Praça Félix Pacheco antes de ser cercada para reforma/Foto: José Maria Barros.
 
Praça Félix Pacheco cheia de árvores/Foto: José Maria Barros.
 
Populares se abrigavam à sombra das árvores/Foto: José Maria Barros.


 

Compartilhe:

Comentar

0 Comentários

  1. Nenhum comentário registrado para esta matéria. Seja o primeiro!

Veja Também