• Quinta-Feira, 25 de Abril de 2024

Prefeito de Picos Padre Walmir promoverá reforma no secretariado em abril

Pelo menos três secretários municipais que serão candidatos a vereador precisam se afastar

Padre Walmir fará reforma no secretariado / Foto: José Maria Barros

Por José Maria Barros/Informa Picos

Por imposição da legislação eleitoral o prefeito de Picos, Padre José Walmir de Lima (PT), será obrigado a promover uma reforma no seu secretariado até o próximo dia 4 de abril. É que nesta data se encerra o prazo para os detentores de cargos públicos que desejam disputar uma vaga de vereador se desimpatibilizarem. A determinação está contida na Lei Complementar nº 64/1990 (Lei de Inelegibilidades). 

Filomeno Portela deixará a secretaria de Obras para se candidatar a vereador/Foto: José Maria Barros.
 

Candidatos a vereador
    

Como em Picos pelo menos cinco ocupantes de cargos púbicos pretendem disputar uma cadeira na Câmara de Vereadores, o prefeito Padre Walmir precisa fazer essa reforma no seu quadro de auxiliares. Dentre os auxiliares de primeiro escalão devem se desincompatibilizar o suplente de vereador Filomeno Portela Richard Neto (PSD) deixará a secretaria municipal de Obras, Habitação e Urbanismo. Iata Anderson Rodrigues de Alencar Coelho (PSB) sairá da secretaria de Cultura e Adonai Venâncio de Sousa Castro se afastará da Secretaria de Esportes e Lazer.

Rodrigo Lima se afastará da Coordenação da Juventude/Foto: José Maria Barros.
 

Outros nomes
    
O Tesoureiro municipal, Raniery Dantas Lima, sobrinho do Padre Walmir, deixará o cargo para buscar o mandato de vereador. O mesmo deve fazer o coordenador municipal da Juventude e presidente da Sociedade Esportiva de Picos, Rodrigo Santos Lima (MDB).

Chapa Gil Paraibano e José Néri é apenas um sonho por enquanto/Foto: José Maria Barros.
 

Nada definido

A chapa majoritária composta por Gil Paraibano (Progressisstas) de prefeito e José Néri de Sousa (PTB) de vice por enquanto não passa de um sonho. Pelo menos é o que afirma o líder da oposição na Câmara Municipal, vereador Francisco das Chagas de Sousa, o Chaguinha. Segundo ele, até agora o PTB não se reuniu para tratar sobre alianças, o resto não passa de especulação.

Composição da executiva municipal do PT continua um mistério/Foto: José Maria Barros.
 

Mistério
     
Permanece um mistério a composição da nova diretoria executiva municipal do PT de Picos. Quase cinco meses após a eleição do diretório não aconteceu à posse solene e nem se tem conhecimento dos membros que comporão a direção da legenda. Até agora se tornou público apenas o presidente eleito, vereador Wellington Dantas.

Ampliação do Museu Ozildo Albano ficou apenas na promessa/Foto: José Maria Barros.
 

Apenas promessa
    

O secretário estadual de Cultura, deputado licenciado Fábio Novo (PT) parece que não gosta de cumprir suas promessas, ao menos as feitas em Picos. Uma delas foi à construção de um teatro, cuja ordem de serviço foi assinada em 6 de abril de 2028, mas até hoje foi feita apenas a terraplanagem. O prazo de conclusão era de doze meses. No dia 13 de julho do ano passado, Fábio Novo anunciou a ampliação do Museu Ozildo Albano, em Picos. Segundo ele, o espaço receberia salas para reserva técnica, exposição e auditório. Sete meses depois do anúncio nada foi feito.

Pelo menos nove vereadores de Picos devem mudar de partido/Foto: José Maria Barros.
 

Janela partidária
    
De acordo com a Resolução TSE nº 23.606/2019, a chamada janela partidária, período em que os vereadores podem mudar de partido para concorrer à eleição (majoritária ou proporcional) de outubro sem incorrer em infidelidade partidária, ficou fixada de 5 de março a 3 de abril. Em Picos, ao menos nove vereadores devem aproveitar a oportunidade e mudar de partido.

Vereador Rinaldinho já confirmou que vai deixar o Progressistas/Foto: José Maria Barros.
 

Trocam de partido

Afonso Guimarães (Afonsinho), Progressistas; Simão Carvalho Filho (PSD), Evandro Lima de Moraes, Evandro Paturi (PT); José Rinaldo (Rinaldinho), Progressistas; José Luís de Carvalho (PTB); José Arimateia Luz (Maté), PSL; Raimundo Nunes Ibiapino (Renato), PRP; Valdívia Santos Silva (PRP) e José Joaquim de Carvalho (Dedé Monteiro), PPS.

Presidente da Câmara Hugo Victor fica no MDB/Foto: José Maria Barros.
 

Não mudam

Presidente da Câmara, Hugo Victor (MDB); líder da oposição, Francisco das Chagas de Sousa (Chaguinha), PTB; Wellington Dantas (PTB); Antônio Marcos Gonçalves Nunes, Toinho de Chicá (Progressias); Carlos Luís Nunes de Barros (PSDB) e Francisca Celestina de Sousa (Dalva Mocó), PTB.

Carga horária

Em portaria assinada no último dia 3 de fevereiro o prefeito de Picos, Padre José Walmir de Lima (PT) concedeu aumento de carga horária de 20 horas para 40 horas semanais, com proventos proporcionais, a professora Edvania Barros Lima. Para adotar a medida o gestor justificou que se trata de interesse da administração municipal. Desde o dia 12 de novembro do ano passado que a professora ocupa o cargo de Secretaria Municipal de Educação.


Cópia da portaria aumentando a carga horária da Secretária Municipal de Educação/Foto: Reprodução.
 


 

Compartilhe:

Comentar

0 Comentários

  1. Nenhum comentário registrado para esta matéria. Seja o primeiro!

Veja Também