• Quarta-Feira, 24 de Abril de 2024

Posse dos novos conselheiros tutelares de Picos poderá ser adiada

Adiamento da solenidade pode ocorrer em função de processo de impugnação contra um dos conselheiros eleitos

Conselheiro reeleito Raimundo Nonato e suplente José Ricardo / Foto: José Maria Barros

Por José Maria Barros

Prevista para a próxima sexta-feira, 10, a posse dos cinco novos conselheiros tutelares de Picos poderá ser adiada. Eles foram eleitos pelo voto direto em eleição realizada no dia 6 de outubro do ano passado com expressiva participação da comunidade.
    
Em resolução baixada ontem, 7 de janeiro, o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Picos suspendeu a posse dos conselheiros tutelares eleitos para o quadriênio 2020/2024, cuja solenidade estava prevista para a próxima sexta-feira, 10.

Procurador Geral do Município fala sobre o impasse/Foto: José Maria Barros.
 

No entanto, segundo o Procurador Geral do Município, advogado Maycon Luz, a decisão final caberá ao Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente, que deverá se manifestar oficialmente nesta quinta-feira, 9 de dezembro.

Impasse
    
Segundo Maycon Luz, após a eleição para o Conselho Tutelar de Picos foram feitos dois pedidos de impugnação de candidaturas. O Ministério Público pediu a impugnação do candidato eleito, Raimundo Nonato dos Santos Oliveira e este pediu a impugnação do primeiro suplente, José Ricardo Veloso.

Processo contra suplente José Ricardo já foi concluído/Foto: José Maria Barros.
 

Ainda de acordo com Maycon Luz, o processo contra José Ricardo chegou ao fim sem qualquer punição, enquanto o outro feito pelo Ministério Público contra o conselheiro reeleito, Raimundo Nonato dos Santos Pereira, ainda está em andamento, com previsão de que seja concluído na próxima semana.
    
O Procurador adiantou ainda que, no entender do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Picos, como o processo contra Raimundo Nonato não chegou ao seu fim, decidiu suspender a posse dos candidatos que foram eleitos em outubro do ano passado até o julgamento final desse processo.

Processo contra conselheiro reeleito, Raimundo Nonato, ainda está em andamento/Foto: José Maria Barros.
 

“Por conta disso tivemos uma reunião com a comissão eleitoral, que fez uma consulta ao Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente para sabermos se podemos empossar sexta-feira, dia 10, mesmo que de forma provisória, enquanto o processo tem o seu fim. Ou então se não haverá posse e o mandato dos atuais conselheiros terá um prolongamento” – informou Maycon Luz.

Conselheiros eleitos

Com 1.235 votos, a candidata Meircylandia Maria Rodrigues Leal ficou em primeiro lugar, seguida do atual conselheiro Raimundo Nonato dos Santos Oliveira, que obteve 768 votos. Em terceiro lugar ficou a também conselheira Valtânia Maria de Moura com 705 votos. Jenilson Antônio de Oliveira conseguiu 565 votos e foi o quarto colocado, enquanto Josivaldo Ferreira Lavor de Lima conquistou 505 votos e fechou a relação dos cinco eleitos. 

Presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Picos/Foto: José Maria Barros.
 

Como suplentes ficaram José Ricardo Veloso, com 440 votos; Filipe de Alencar Gomes, 395 votos; Maria do Amparo Bezerra (Nina), 377 votos; Francisco George Ferreira de Oliveira, 319 votos e Luan Cardoso Silva, com 305 votos. 

Segundo a comissão eleitoral, ao todo 50.229 eleitores estavam aptos a votar e, desse total 6.281 compareceram as urnas que foram instaladas no Premen e no Colégio Marcos Parente, no centro, e na unidade escolar Mário Martins, no bairro Junco. A votação aconteceu de forma tranquila das 8 às 17 horas, através de urnas eletrônicas disponibilizadas pela justiça eleitoral. A contagem dos votos foi no Centro Administrativo, acompanhada por fiscais de todos os treze candidatos.

Sede do Conselho Tutelar de Picos/Foto: José Maria Barros.
 

Resultado da eleição
1º – Meircylandia Maria Rodrigues Leal – 1235 votos 
2º – Raimundo Nonato dos Santos Oliveira – 768 votos 
3º – Valtânia Maria de Moura – 705 votos 
4º – Jenilson Antônio de Oliveira – 565 votos 
5º – Josivaldo Ferreira Lavor de Lima – 505 votos 
6º – José Ricardo Veloso – 440 votos 
7º – Filipe de Alencar Gomes – 395 votos 
8º – Maria do Amparo Bezerra – 377 votos 
9º – Francisco George Ferreira de Oliveira – 319 votos 
10º – Luan Cardoso Silva – 305 votos 
11º – Rafael Francisco da Silva – 263 votos 
12º – João Batista Alves Pereira – 250 votos 
13º – Francisca Gertrudes de Sousa Martins – 154 votos
 

Compartilhe:

Comentar

0 Comentários

  1. Nenhum comentário registrado para esta matéria. Seja o primeiro!

Veja Também