• Quinta-Feira, 28 de Março de 2024

Picos sedia I Semana Diocesana de Catequese

O evento foi realizado no Centro de Treinamento Diocesano e reuniu 96 catequistas de toda região

Semana Diocesana de Catequese foi realizada em Picos / Foto: José Maria Barros

Matéria publicada originalmente pelo GP1

Por José Maria Barros

O município de Picos sediou entre os dias 8 e 12 de julho a I Semana Diocesana de Catequese. O evento foi realizado no Centro de Treinamento Diocesano (CTD) e reuniu 96 catequistas das diversas paróquias e áreas pastorais da Diocese.

Padre Wagner Carvalho, coordenador da Comissão Diocesana de Formação/Foto: José Maria Barros.
 

Segundo o Padre Wagner Carvalho, coordenador da Comissão Diocesana de Formação, a Semana Diocesana de Catequese nasceu de uma necessidade de formação dos catequistas da Diocese de Picos.
    
“Tem por objetivo promover a formação para que possam ter uma ação mais qualificada e integrada dos nossos catequistas, leigos e futuros cristãos” – explicou o Padre Wagner Carvalho.

Evento contou com a presença de representantes de todas as paróquias/Foto: José Maria Barros.
 

O evento contou com a participação de representantes de todas as paróquias e áreas pastorais, somando um número de 96 catequistas, mais a comissão e convidados de todas as representações da Diocese de Picos.
    
“A semana foi vivida desta forma: a cada dia um tema trabalhado na dinâmica do selo catequético. No primeiro dia relações humanas. Segundo dia espiritualidade dos catequistas. Terceiro dia, personalidade, a identidade do catequista. Quarto dia, dimensão do ser do catequista para Deus e nesta sexta-feira concluímos com a transversalidade do catequista” – resumiu o Padre Wagner.

Vários temas foram debatidos ao longo da semana/Foto: José Maria Barros.
 

Ele explicou que esse tema citado por último reflete essa dinâmica de apresentar a catequese não só no contexto de reuniões, mas, de preparar o catequista para as crianças e também na vida da comunidade.

Frutos

Semana reuniu 96 catequistas/Foto: José Maria Barros.
 

“Esperamos que possam voltar esses catequisas que vivenciaram essa semana, empolgados pelo processo de qualificação da catequese e, que sejam multiplicadores nas suas paróquias na formação também daqueles que estão a serviço da catequese, da educação e da fé” – ressaltou Padre Wagner.
Além disso, espera que fique claro que a catequese não pode estar voltada somente para as crianças, deve estar mais alargada no horizonte da paróquia e que possa também atingir adultos que foram sacramentalizados, porém, não evangelizados. Que possam ajudar essas pessoas a amadurecer no processo formativo da fé de cada um.

Dom Plínio participa do encerramento/Foto: Pascom.
 

A programação da I Semana Diocesana de Catequese foi encerrada nesta sexta-feira, 12, com a presença do bispo diocesano de Picos, dom Plínio José Luz da Silva, padres e seminaristas. Na oportunidade, foram feitos os agradecimentos, avaliações e entrega de certificados para os participantes.  

Padre Wagner faz a entrega de certificado/Foto: Pascom.
 
Participantes da Semana Diocesana de Catequese/Foto: Pascom.
 
Dom Plínio faz a entrega de certificado/Foto: Pascom.

 

Compartilhe:

Comentar

0 Comentários

  1. Nenhum comentário registrado para esta matéria. Seja o primeiro!

Veja Também