• Sexta-Feira, 12 de Agosto de 2022

Paróquia Nossa Senhora dos Remédios retoma projeto de troca do piso da Catedral de Picos

O projeto foi suspenso em março de 2020 e está sendo retomado pelo novo Pároco, Padre Pio Feitosa

Projeto de troca do piso da Catedral de Picos será retomado / Foto: José Maria Barros

POR JOSÉ MARIA BARROS/INFORMA PICOS

Mais de dois anos após ser suspenso por falta de recursos, o projeto de troca do piso da Igreja Catedral Nossa Senhora dos Remédios, em Picos, está sendo retomado. A informação foi confirmada pelo atual pároco, Padre José Pio Feitosa Marinho.

Informação foi confirmada pelo Padre Pio Feitosa/Foto: José Maria Barros.
 

“A troca do piso da Catedral começou com o Padre Chiguinho, depois Padre Espedito, veio o período da pandemia e parou. E agora, já sentamos com a equipe e estamos retomando o projeto e queremos concluí-lo com a ajuda do povo de Picos” – anunciou o Padre Pio Feitosa.

Segundo o pároco, é uma necessidade urgente a conclusão da reforma da Catedral de Picos, que é a Igreja Matriz. Por isso, ele conta com a misericórdia de Deus, a proteção de Nossa Senhora e a generosidade do povo picoense.

Parte do projeto já foi concluído/Foto: José Maria Barros.
 

“Fazemos esse apelo a todos os devotos de Nossa Senhora, que possam contribuir fazendo doações através do pix e também na Festa da Padroeira, que acontece no período de 6 a 15 de agosto. Todas as doações serão em prol desse piso, tanto no material, como na mão de obra” – ressalta Padre Pio Feitosa.

Mesmo sendo um projeto grande, o Padre Pio Feitosa acredita que, como o povo de Picos construiu a Catedral, ele é capaz de preservá-la. O Padre Pio Feitosa acredita que hoje falta em torno da metade da obra para ser concluída, pois, tem a parte do presbitério, sacristia e as laterais.

Obra será retomada em breve/Foto: José Maria Barros.
 

O pároco disse que está ainda está conhecendo a Paróquia, visto que assumiu o posto há pouco mais de um mês, porém, se encontra otimista, visto que o povo de Picos tem um carinho especial pela Igreja Catedral e uma devoção preferida por Nossa Senhora, por isso não se furtará em colaborar para que a obra de reforma seja concluída.

O Padre Pio Feitosa anunciou que o projeto será retomado ainda este ano, logo após o término da Festa de Nossa Senhora dos Remédios, Padroeira de Picos e da Diocese.

Troca do piso da Catedral será retomada em breve/Foto: José Maria Barros.
 

No momento em que foi paralisado o projeto já estava bem adiantado. O piso da nave central da Catedral já tinha sido totalmente trocado e uma das laterais já estava praticamente completo.

Troca do piso da Catedral será retomada em breve/Foto: José Maria Barros.
 

Troca do Piso

Após duas votações abertas em que a esmagadora maioria dos católicos votou a favor da troca do piso, a retirada dos ladrilhos teve inicio em 24 de abril de 2019 e paralisada dois dias depois por recomendação do Ministério Público Estadual. 

Troca do piso começou em abril de 2019/Foto: José Maria Barros.
 

Depois de muita polêmica e manifestações dos católicos favoráveis à execução do projeto, o serviço somente foi retomado no dia 5 de julho de 2019, após um impasse que durou mais de dois meses. Os operários envolvidos na obra trabalharam à portas fechadas até a conclusão, que aconteceu em 5 de agosto, véspera da festa da Padroeira.

Aconteceu uma nova paralisação e somente no dia 23 de setembro de 2019, começou a segunda etapa do projeto de reforma da Igreja Catedral de Picos.

Troca do piso da Catedral de Picos/Foto: José Maria Barros.
 

Sob a responsabilidade do engenheiro picoense Ayrton José da Costa Luz e, orientação do arquiteto e urbanista Tobias Bonk Machado, os operários iniciaram, então, a colocação do granito na área interna da Catedral.

O novo piso substituiu os ladrilhos antigos, que foram retirados após realização de dois plebiscitos, quando a maioria dos católicos votou a favor do projeto de renovação.

Piso antigo da Catedral de Picos/Foto: José Maria Barros.
 

Por um bom tempo, enquanto a obra de colocação do novo piso estava em andamento, às missas passaram a ser celebradas no Salão Paroquial, localizado ao lado da Igreja Catedral de Picos.

CONFIRA MAIS FOTOS!

Lateral da Catedral ainda sem o piso novo/Foto: José Maria Barros.
 
Parte da Catedral ainda sem o piso novo/Foto: José Maria Barros.
 
Obra será retomada em breve/Foto: José Maria Barros.
 
Nave central da Catedral de Picos já com piso novo/Foto: José Maria Barros.
 
Início da obra/Foto: José Maria Barros.
 
Troca do piso da Catedral de Picos/Foto: José Maria Barros.
 
Troca do piso da Catedral/Foto: José Maria Barros.
 
Obra paralisou em mraço de 2020/Foto: José Maria Barros.
 
Obra paralisou em marçoo de 2020/Foto: José Maria Barros.
 
Obra paralisou em março de 2020/Foto: José Maria Barros.


 

Compartilhe:

Comentar

0 Comentários

  1. Nenhum comentário registrado para esta matéria. Seja o primeiro!

Veja Também