• Quarta-Feira, 24 de Abril de 2024

Padre Walmir solicita autorização da Câmara para leiloar prédio do Açougue Municipal

Projeto de lei autorizando executivo proceder com o leilão foi enviado à Câmara de Picos nesta segunda-feira, 9 de março

Açougue Municipal de Picos será leiloado / Foto: José Maria Barros

Por José Maria Barros/Informa Picos

O prefeito de Picos, Padre José Walmir de Lima (PT), enviou à Câmara de Vereadores nesta segunda-feira, 9 de março, projeto de lei solicitando autorização a proceder à alienação, através de leilão público, do prédio do açougue municipal.
    
O imóvel fica situado à avenida Getúlio Vargas, centro de Picos, medindo 33 metros e 60 centímetros a oeste, 21 metros e 75 centímetros ao norte e ao sul e 33 metros e 50 centímetros ao leste.

Padre Walmir pede autorização para leiloar prédio do acougue municipal/Foto: José Maria Barros.
 

De acordo com o artigo 2º do projeto, os valores arrecadados com a alienação do bem imóvel referido na lei, serão destinados 40% aos precatórios do município, 30% ao PicosPrev e 30% a pavimentação asfáltica, alocados em rubrica específica.

Justificativa
    

Na justificativa enviada aos vereadores, o prefeito Padre Walmir explica que o projeto de lei propõe a autorização para que o Poder Executivo possa proceder com a alienação de bem público municipal, imóvel, inservível para a administração.

Prédio é considerado inservível para administração/Foto: José Maria Barros.
 

Padre Walmir explica ainda que os recursos arrecadados com o leilão servirão exclusivamente para o pagamento de precatórios judiciais, de pavimentação asfáltica e débitos estes advindos de má administração da coisa pública por ex-gestores municipais, que deixaram uma herança acumulada e indesejada.

O Padre Walmir destaca ainda que a iniciativa do projeto de lei ocorreu devido à audiência pública do Tribunal Regional do Trabalho da 22ª Região realizada em Picos. Na oportunidade, o desembargador federal Manoel Edilson Carvalho teria recomendado que o município pedisse autorização para realização do leilão de bens públicos municipais inservíveis, com o intuito de promover a arrecadação de recursos destinados aos pagamentos de precatórios judiciais.

Imóvel fica situado no centro de Picos/Foto: José Maria Barros.
 

O projeto de lei será lido em plenário na sessão da próxima quinta-feira, 12, e em seguida enviado à comissão específica da casa para receber parecer técnico.

CÓPIA DO PROJETO DE LEI


Cópia do projeto de lei do executivo/Foto: Reprodução.
 


 

Compartilhe:

Comentar

1 Comentário

  1. GERVASIO DE CARVALHO E SOUSA

    Acho louvável a iniciativa de buscar recursos para quitar as dívidas do município e gerar recursos para investir, contudo, seria interessante a prefeitura modernizar o prédio, inclusive, ampliando verticalmente, para atrair novos locatários e poder cobrar taxas mais significativas, pois, a retirada do prédio deixaria carente de serviços a população do centro e adjacências. Não se deve esvaziar o centro das cidades e sim dar condições para a população se manter fixa. Se um espaço da cidade tem toda infraestrutura mas se só funciona de dia significa investimentos obsoletos. Os grandes supermercados estão próximos dos mais abastados e os mais pobres precisam de facilidades. Se retirar o açougue daí vai ser um retrocesso porque vai obrigar muito mais gente a depender de transporte gerando engarrafamentos e gastos. Inclusive, de tempo.

Veja Também