• Quinta-Feira, 18 de Abril de 2024

MP recomenda ao Padre Walmir que convoque suplentes para cargos vagos no Conselho Tutelar

Infectados pelo novo coronavírus dois conselheiros tutelares de Picos estão afastados de suas funções

Padre Walmir deve convocar suplentes do Conselho Tutelar de Picos / Foto: José Maria Barros

Por José Maria Barros/Informa Picos

O Ministério Público do Estado do Piauí, através da promotora de justiça Itanieli Rotondo Sá, recomendou ao prefeito de Picos, Padre José Walmir de Lima (PT), que convoque imediatamente dois suplentes para assumir os cargos vacantes do Conselho Tutelar do Municípío.

Sede do Conselho Tutelar de Picos está fechada temporariamente/Foto: José Maria Barros.
 

Para fazer a recomendação, a promotora de justiça Itanieli Rotondo considerou, dentre outros, que no dia 20 de julho tomou conhecimento de que dois membros do Conselho Tutelar de Picos haviam sido infectados pelo covid-19. O documento foi assinado pela representante do MP na última terça-feira, 21 de julho.
    
“Em razão disso, os demais conselheiros tutelares estão em isolamento social, ou seja, os cinco conselheiros tutelares estão afastados das atividades presenciais, não havendo até a data de hoje [21 de julho] notícias sobre a convocação dos conselheiros suplentes para assunção do cargo, omissão que retarda sobremaneira o atendimento das crianças e adolescentes, o qual demanda rapidez e eficácia” – escreveu a promotora de justiça.

Presidente do Conselho Tutelar de Picos testou positivo para covid-19/Foto: José Maria Barros.
 

Convocação

Diante disso, a promotora de justiça Itanieli Rotondo recomentou ao prefeito de Picos, Padre Walmir, que convoque de forma imediata dois suplentes de conselheiro tutelar para ocupar, temporariamente, os cargos dos conselheiros que estão doentes e afastados de suas funções. 
 
A convocação deve ser feita em conformidade com a lista de suplentes formulada no processo de escolha unificada dos conselheiros tutelares de Picos, excluindo-se eventual candidato a cargo eletivo, visto período de impedimento.

Vice-presidente do Conselho Tutelar de Picos testou positivo para covid-19/Foto: José Maria Barros.
 

A representante do Ministério Público fixou prazo de cinco dias para a resposta do cumprimentou, ou não, da recomendação, sob pena de adoção das medidas extrajudiciais e judiciais cabíveis.

Suplentes

Testaram positivo para o novo coronavírus e, portanto, estão afastados de suas funções, o presidente do Conselho Tutelar de Picos, Josivaldo Ferreira Lavor de Lima e o vice-presidente, Jenilson Antônio de Oliveira.

José Ricardo Veloso, primeiro suplente/Foto: José Maria Barros.
 

Pela relação dos candidatos eleitos ao cargo de conselheiro tutelar de Picos, o primeiro suplente é José Ricardo Veloso e o segundo suplente, Filipe de Alencar Gomes. Em tese, eles seriam os convocados a assumir as vagas abertas, mas, como ambos são pré-candidatos a vereador poderão ser convocados o terceiro e o quarto suplentes, respectivamente, Maria do Amparo Bezerra (Nina) e Francisco George Ferreira de Oliveira.

Filipe de Alencar Gomes, segundo suplente/Foto: José Maria Barros.


 

Compartilhe:

Comentar

0 Comentários

  1. Nenhum comentário registrado para esta matéria. Seja o primeiro!

Veja Também