• Quinta-Feira, 25 de Abril de 2024

Morre em Teresina aos 89 anos ex-prefeito de Picos Oscar Eulálio

De família tradicional na política, Oscar Neiva Eulálio foi prefeito de Picos e deputado estadual em três mandatos

Ex-prefeito de Picos, Oscar Neiva Eulálio / Foto: José Maria Barros

Por José Maria Barros/Informa Picos

Vítima de pneumonia provocada por uma síndrome respiratória aguda grave, faleceu na madrugada desta sexta-feira, 24 de julho, em Teresina, o ex-prefeito de Picos, Oscar Neiva Eulálio, de 89 anos. O velório acontece no SWalão do PAF, localizado na Rua do Cruzeriro, centro.

Segundo informações dos familiares, às 16 horas será celebrada uma missa de corpo presente e, em seguida o cortejo segue direto para o Cemitério São Pedro de Alcântara, em Picos, onde acontecerá o sepultamento.

Médico Oscar Eulálio em seu consultório/Foto: Arquivo de família.
 

Além de médico e político, era também empresário, proprietário da Casa de Saúde e Maternidade Nossa Senhora dos Remédios, mais conhecido como Hospital Dr. Oscar.
    
Oscar Eulálio estava internado desde o dia 15 de julho na Unidade de Terapia Intensiva do Hospital Unimed, em Teresina. Ele veio a óbito por volta das duas horas da manhã desta sexta-feira, 24. Nas redes sociais, políticos e amigos lamentaram o ocorrido e destacaram a trajetória do médico, ex-prefeito de Picos e ex-deputado estadual.

Oscar Eulálio com esposa durante convenção do MDB em 2012/Foto: José Maria Barros.
 

Perfil
 
Filho de Urbano Maria Eulálio e Jeruza Martins Neiva Eulálio, Oscar Neiva Eulálio nasceu em Picos no dia 28 de novembro de 1930. Era médico formado pela Faculdade de Medicina da Universidade da Bahia. Foi prefeito de Picos entre os anos de 1967 a 1970, quando renunciou ao mandato para disputar uma cadeira na Assembleia Legislativa do Estado do Piauí.

Filiado ao MDB, foi deputado estadual por três mandatos, sendo sucedido na carreira política em 1982 pelo primo Kléber Dantas Eulálio, ex-prefeito de Picos e atual conselheiro do Tribunal de Contas do Estado do Piauí (TCE-PI).

Oscar Eulálio com a Medalha Coelho Rodrigues/Foto: José Maria Barros.
 

Após um período afastado dos embates eleitorais, Oscar Eulálio foi candidato a prefeito de Picos em 1996, tendo como companheiro de chapa o ex-deputado e atual conselheiro do Tribunal de Contas do Estado do Piauí, Kennedy Barros. No entanto, foi derrotado nas urnas para José Néri de Sousa.

Em reconhecimento aos relevantes serviços prestados à comunidade, Oscar Neiva Eulálio recebeu da Câmara Municipal de Picos a Medalha Coelho Rodrigues, maior honraria do legislativo picoense. A sessão solene de entrega da comenda aconteceu na noite de 25 de abril de 2014, com as galerias da casa completamente lotadas. 

Oscar Eulálio durante convenção do MDB na Câmara de Picos/Foto: José Maria Barros.
 

Nota de pesar

O presidente da Câmara Municipal de Picos, Hugo Victor Saunders Martins (MDB), emitiu nota de pesar pela morte do médico e ex-prefeito, Oscar Neiva Eulálio.

Confira nota 

A Câmara Municipal de Picos (PI), através do Excelentíssimo Senhor presidente, vereador Hugo Victor Saunders Martins, vem a publico apresentar votos de pesar pelo falecimento do ex-prefeito de Picos, ex-deputado estadual, empresário e médico Oscar Neiva Eulálio, de 89 anos, ocorrido na madrugada de 24 de julho de 2020, em Teresina (PI).

Oscar Eulálio agradece a Câmara pela comenda Coelho Rodrigues/Foto: José Maria Barros.
 

O Poder Legislativo, tomado de uma profunda tristeza neste momento de dor em que a ausência de uma pessoa querida deixa lacunas impreenchíveis, se solidariza com familiares e amigos deste grande homem público, empresário e médico que procurou servir a comunidade, exercendo com dignidade o mandato de prefeito de Picos e como médico e também empreendedor contribuiu para que nosso município se tornasse um polo de saúde para toda a região.
 
 Picos (PI), 24 de julho de 2020.
 Vereador Hugo Victor Saunders Martins
Presidente da Câmara Municipal de Picos

Oscar Eulálio exibe a Medalha Coelho Rodrigues/Foto: José Maria Barros.

 

Compartilhe:

Comentar

0 Comentários

  1. Nenhum comentário registrado para esta matéria. Seja o primeiro!

Veja Também