• Quinta-Feira, 28 de Março de 2024

Morre aos 70 anos ex-prefeito de Picos Abel de Barros Araujo

De família tradicional na política, Dr. Abel como era conhecido, governou Picos pelo período de dez anos

Ex-prefeito Abel de Barros Araújo / Foto: Aquivo pessoal

POR REDAÇÃO INFORMA PICOS

Vítima de problema pulmonar grave, faleceu as 3h30 desta terça-feira, 6 de abril, aos 70 anos de idade, o ex-prefeito de Picos Abel de Barros Araújo. Ele estava internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Regional Justino Luz desde o último domingo, 4.

O corpo do ex-prefeito Abel de Barros Araújo, popularmente conhecido como DR. Abel, está sendo velado no Salão do PFF, localizado na rua do Cruzeiro. O sepultamento acontece às 17 horas de hoje, 6, no Cemitério São Pedro de Alcântara, em Picos.

De família tradicional na política, o médico Abel de Barros Araújo foi prefeito de Picos por dois mandatos. De janeiro 1983 a dezembro 1988 e de janeiro de 1993 a dezembro de 1993. Ele também foi deputado estadual de fevereiro de 1999 a dezembro de 2002. 

Abel de Barros Araújo foi prefeito de Picos por dez anos/Foto:Arquivo pessoal.
 

Perfil

Filho de Joaquim Antônio de Araújo e Maria Alvina de Araújo, médico formado pela Faculdade de Medicina de Valença – RJ, com especialização em Clínica Médica e Medicina Legal, atuou no Rio de Janeiro em grandes hospitais da cidade, como o Hospital do Andaraí e Hospital Souza Aguiar. Ele nasceu no dia 22 de dezembro de 1950, tinha, portanto, 70 anos de idade.

Abel de Barros Araújo foi casado com a professora Alaide Lima, de cuja união nasceram quatro filhos: os médicos Marx, Abel Filho e Tânia e a advogada Caroline.

Abel de Barros Araújo em sua residência ao lado do médico Gutenberg Rocha/Foto: Divulgação.
 

Trajetória política

Foi prefeito da cidade de sua cidade natal, Picos, por dez anos durante dois mandatos (1983-1988 e 1993-1996). No primeiro deles eleito pelo PDS, tendo como vice o ex-prefeito José Néri de Sousa. E no segundo eleito pelo PFL, tendo como companheiro de chapa o engenheiro Carlos Luís Nunes de Barros.

No seu primeiro mandato, ainda muito jovem, venceu a eleição com apenas 30 anos, tendo derrotado importantes nomes da política local da época, como José Nunes de Barros e Warton Santos. Em 1998, foi eleito deputado federal pelo povo do Piauí, tendo cumprido o mandato de quatro anos (1999 – 2002).

Abel de Barros Araújo tinha 70 anos/Foto: Arquivo pessoal.
 

Seu irmão, Antônio de Barros Araújo, conhecido como Professor Antônio, foi prefeito da cidade de Picos em 1970 e deputado estadual por cinco mandatos consecutivo. além de Secretário de Justiça do governo Freitas Neto e Conselheiro do Tribunal de Contas do Estado. Seu sobrinho, Joaquim Kennedy Nogueira Barros, foi deputado Estadual entre os anos de 1995 e 1998 e atualmente é Conselheiro do Tribunal de Contas do Estado.

Com informações do Meio Norte
 

Compartilhe:

Comentar

0 Comentários

  1. Nenhum comentário registrado para esta matéria. Seja o primeiro!

Veja Também