• Domingo, 21 de Julho de 2019

Missa de Ramos abre programação da Semana Santa em Picos

Benção dos Ramos aconteceu na Igrejinha do Sagrado Coração de Jesus e em seguida procissão até a Catedral

Benção dos Ramos na Igrejinha do Sagrado Coração de Jesus / Foto: José Maria Barros

Por José Maria Barros

A Missa de Ramos celebrada às 9 horas da manhã deste domingo, 14, pelo bispo diocesano Dom Plínio José Luz da Silva, abriu a programação da Semana Santa em Picos. O ato solene aconteceu na Igreja Catedral de Nossa Senhora dos Remédios, que estava lotada de fiéis.

VEJA MAIS IMAGENS


    
Antes, às 8h20, Dom Plínio fez a benção dos ramos na Igrejinha do Sagrado Coração de Jesus. Em seguida, os fiéis seguiram em procissão até a Catedral, onde foi celebrada a eucaristia.
 
A celebração deste domingo inicia um importante tempo litúrgico na Igreja Católica, quando os fiéis são motivados a recordarem a Paixão, Morte e Ressurreição de Cristo em preparação para a Páscoa,

Durante a celebração, em referência àquela época, as centenas de fiéis que lotavam a Igreja Catedral balançavam os ramos num ato simbólico de acolhida a Jesus. 
     
Antes do sermão, dom Plínio, Padre Chiquinho e um seminarista, fizeram a narrativa de São Lucas sobre a Paixão de Nosso Senhor Jesus. O texto traz sua prisão, os maus-tratos causados pelas mãos dos soldados, o julgamento diante de Pilatos, finalizando com diálogo com o bom ladrão, sua morte e sepultura.


    
Segundo dom Plínio, a Missa de Ramos geralmente começa em um lugar diferente de onde se celebra. “Aqui nós começamos na Igrejinha do Sagrado Coração de Jesus, onde fazemos as bênçãos e seguimos em procissão até a Catedral. Essa procissão é para fazer recordar a entrada de Jesus em Jerusalém, uma semana antes de ser morto”, ressalta.

Tríduo Pascal
    
A programação da Semana Santa em Picos segue nesta segunda-feira, 15, às 17 horas, com a via-sacra no Morro da Aerolândia e na quarta-feira pela manhã, missa para os enfermos e idosos na Catedral.
    
De acordo com dom Plínio, na quinta-feira começa o ponto alto da Semana Santa, o Tríduo Pascal. Às 8 horas da manhã com a Missa Solene do Santo Crisma, com a presença de todos os padres da Diocese de Picos e leigos representes das paróquias.


    
No mesmo dia, às 17 horas, missa solene da Ceia do Senhor e Lava-pés. Na sexta-feira, a partir das 15 horas, solene Ação Litúrgica da Paixão e Morte de Nosso Senhor Jesus, beijo da cruz e procissão do Senhor Morto, este o momento em que tradicionalmente reúne o maior número de devotos em Picos.
    
No sábado a igreja lembra o Sepulcro do Senhor no silêncio e, às 20 horas acontece à celebração da Vigília Pascal na Catedral e nas outras duas paróquias de Picos. No Domingo da Páscoa, às 17 horas, Procissão do Senhor Ressuscitado, saindo da Catedral e encerrando com a missa.


    

Compartilhe:

Comentar

0 Comentários

  1. Nenhum comentário registrado para esta matéria. Seja o primeiro!

Veja Também