• Quinta-Feira, 25 de Abril de 2024

Julgamento de recurso contra cassação do Padre Walmir gera expectativas em Picos

Sessão do Tribunal Regional Eleitoral do Piauí está marcada para as 8 horas da manhã de 23 de janeiro de 2020

Prefeito Padre Walmir e vice Edilson Carvalho tiveram mandatos cassados em primeira instância / Foto: José Maria Barros

Por José Maria Barros

Confirmado para o próximo dia 23 de janeiro, o julgamento do recurso eleitoral contra a cassação do prefeito de Picos, Padre José Walmir de Lima (PT) e do seu vice, empresário Edilson Alves de Carvalho (PTB), tem gerado muita expectativa nos meios políticos de Picos. Caso a cassação seja mantida pelo Tribunal Regional Eleitoral do Piauí (TRE-PI), o gestor é afastado do cargo, mas poderá ingressar com liminar junto ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com pedido de efeito suspensivo da condenação, ou seja, permanecer no cargo enquanto recorre às instâncias superiores. O certo é que o resultado do julgamento poderá mudar radicalmente os rumos da sucessão em Picos.

Indefinição

Pelo menos oito vereadores de Picos mudarão de partido/Foto: José Maria Barros.
 

Prestes a entrar no último ano do atual mandato, muitos vereadores de Picos ainda estão com o futuro político indefinido. Com o fim das coligações proporcionais, eles estudam uma alternativa mais viável para concorrer à reeleição com boas perspectivas de vitória. O destino partidário de cada um somente será definido no período da janela, quando poderão mudar de sigla sem correr o risco de sofrer qualquer sanção.

Troca de partido

Vereador Rinaldinho deve deixar o Progressistas/Foto: José Maria Barros.
 

Dentre os vereadores picoenses que se encontram nessa situação estão José Rinaldo, o Rinaldinho e Afonso Guimarães, o Afonsinho (Progressistas). Raimundo Nunes Ibiapino, o Renato e Valdívia Santos, ambos do PRP; Simão Carvalho Filho (PSD), José Joaquim de Carvalho, o Dedé Monteiro (PPS); Evandro Lima de Moraes, o Evandro Paturi (PT) e José Arimateia Luz, o Maté (PSL). José Luís de Carvalho deve deixar o PTB e ingressar no PL.

Ficam onde estão

Presidente da Câmara Hugo Victor fica no MDB/Foto: José Maria Barros.
 

Os demais vereadores de Picos devem ficar onde estão. Hugo Victor (MDB), Francisco das Chagas de Sousa, o Chaguinha e Francisca Celestina de Sousa, a Dalva Mocó (PTB); Carlos Luís Nunes de Barros (PSDB); Wellington Dantas (PT) e Antônio Marcos Gonçalves Nunes, o Toinho de Chicá (Progressistas).

Mudança

Dom Plínio anuncia transferências de padres/Foto: José Maria Barros.
 

Na próxima terça-feira, 31 de dezembro, o bispo dom Plínio José Luz da Silva vai anunciar as transferências e nomeações de pelo menos dez padres. A decisão será tomada após ouvir o Conselho Presbiteral, considerando ainda as prescrições do Cânon 522 do Código de Direito Canônico e da Legislação Complementar da CNBB – Conferência Nacional dos Bispos do Brasil.

Catedral

Padre Chiquinho deixará Paróquia da Catedral/Foto: José Maria Barros.
 

A legislação canônica estabelece o período que um Pároco possa estar à frente das atividades pastorais e administrativas de uma Paróquia. Empossado como pároco da Paróquia Nossa Senhora dos Remédios, em Picos, no dia 15 de fevereiro de 2014, o padre Francisco Pereira Borges, Chiquinho, é um dos que serão transferidos. Ele deixa a Catedral após seis anos.

Belê Medeiros

Belê Medeiros reassumirá cadeira na Alepi/Foto: José Maria Barros.
 

A suplente de deputada Belê Medeiros (Progressistas) reassume uma cadeira na Assembleia Legislativa do Piauí no próximo dia 6 de janeiro. Isso acontecerá em razão da posse do suplente B. Sá Filho como titular devido à morte do deputado Fernando Monteiro.
 

Compartilhe:

Comentar

0 Comentários

  1. Nenhum comentário registrado para esta matéria. Seja o primeiro!

Veja Também