• Sexta-Feira, 19 de Abril de 2024

Jornal escolar mobiliza estudantes e comunidade em Geminiano

Segundo a diretora Inês Costa, a ideia do projeto é ampliar o conhecimento sociológico dos alunos

Diretora do colégio com alunos envolvidos no projeto / Foto: Divulgação

O jornal escolar "Corujinha" está mudando a forma de ver o mundo dos alunos da Escola Estadual Pedro Evangelista Caminha, em Geminiano, cidade localizada na região de Picos A única escola de Ensino Médio do município conta com 290 alunos, ofertando também, no período noturno, a modalidade Educação de Jovens e Adultos (EJA). 

Segundo a diretora Inês Costa, a ideia do projeto é ampliar o conhecimento sociológico dos alunos, buscando reflexões inerentes ao complexo social como um todo, não somente particularizada em uma disciplina específica ofertada em sala de aula. 

"Nós entendemos que os alunos são portadores de múltiplos conhecimentos e habilidades desenvolvidas fora e dentro da escola, e que os projetos desenvolvidos dentro da mesma proporcionam a possibilidade de dar vez e voz aos agentes escolares como protagonistas juvenis", explica a gestora.

A gestora acredita que a prática da Comunicação Social em forma de jornalismo impresso, nesse caso específico, pode estabelecer uma espécie de diálogo entre as habilidades dos estudantes (saberes trazidos pelos alunos), além de gerar aproximação com os mais variados conteúdos. 

"Um grande exemplo dessa integração está na 10ª edição, no qual encontramos a apropriação do aluno Robson, que relacionou as suas práticas de vaquejada com a concepção de poder para o sociólogo Marx Weber", atesta Inês Costa.

Com uma periodicidade mensal, o jornal Corujinha atravessou as fronteiras da sala de aula e penetrou em reuniões de pais e mestres e gerou intercâmbio com outras escolas locais. Hoje, o projeto conta com participação da própria comunidade de Geminiano, repassando informações em forma de texto à equipe do jornal.

O Jornal Corujinha é discutido no universo escolar de Geminiano mensalmente e exposto no mural da escola e sala dos professores. O Jornal Corujinha já está na sua 17ª edição e sua versão digitalizada que pode ser acessada no endereço filoartesgeminiano.blogspot.com e no aplicativo Século XXI. 
 

Compartilhe:

Comentar

0 Comentários

  1. Nenhum comentário registrado para esta matéria. Seja o primeiro!

Veja Também