• Quinta-Feira, 25 de Abril de 2024

Igreja celebra Sexta-Feira dos Passos sem a tradicional procissão pelas ruas de Picos

Celebração aconteceu no final da tarde de hoje na Catedral de Picos sem a presença dos fiéis

Praça Justino Luz vazia / Foto: José Maria Barros

Por José Maria Barros/Informa Picos

Sem a tradicional procissão pelas ruas centrais de Picos e encontro das imagens na Praça Justino Luz, a Igreja católica celebrou na tarde de hoje a missa da Sexta-Feira dos Passos.

Celebração aconteceu com as portas da Catedral fechadas/Foto: José Maria Barros.
 

Considerando as recomendações das autoridades em saúde, a celebração aconteceu com as portas fechadas aos fiéis. A cerimônia na Catedral de Picos foi conduzida pelo Padre Espedito Antônio de Oliveira, pároco da Paróquia Nossa Senhora dos Remédios e, contou com a participação do bispo diocesano, dom Plínio José Luz da Silva e um pequeno grupo de animadores.

No momento da celebração praça Justino Luz estava vazia/Foto: José Maria Barros.
 

Segundo documento assinado no dia 28 de março pelo bispo dom Plínio José, a tradicional Procissão de Passos que aconteceria nesta sexta-feira, 3 de abril, foi transferida para o dia 14 de setembro. Na oportunidade, a procissão será seguida da missa com o beijo da cruz e a coleta para os lugares santos.

Devoção

Mesmo consciente de que não haveria a procissão, no momento exato em que o ato acontece todos os anos, Paulo Afonso, que é católico e reside no bairro Aerolândia, em Picos, veio até a Igreja Catedral portando uma vela e, sozinho, repetiu todo o percurso que faz todos os anos ao lado de centenas de pessoas.

Sozinho, católico faz o mesmo percurso da procissão/Foto: José Maria Barros.
 

Ele disse que desde quando era criança no interior, reunia uma turma de jovens para participar da Procissão do Senhor dos Passos na sexta-feira, em Picos. 

“Então, essa é uma tradição que venho desde pequeno! Cresci, casei, moro aqui na cidade há muitos anos e nunca deixei de participar. Por isso, tomei a decisão de fazer a devoção que todo ano eu faço” – contou Paulo Afonso.

Paulo Afonso lembra que desde pequeno todos os anos participa da Procissão dos Passos/Foto: José Maria Barros.
 

Tradição

Nos anos anteriores, toda sexta-feira que antecede o Domingo de Ramos milhares de católicos saíram às ruas de Picos para participar da tradicional Procissão do Bom Jesus dos Passos. O ato rememora o trajeto percorrido por Jesus Cristo desde sua condenação à morte até o sepultamento, após ter sido crucificado no Calvário.

Após caminhada devoto deixa a vela no Cruzeiro/Foto: José Maria Barros.
 

Em Picos a Igreja Católica prepara uma programação especial com a realização de três procissões distintas, até o encontro final na praça Justino Luz, onde fica localizada a Igreja Catedral de Nossa Senhora dos Remédios.

Procissão dos Passos do ano passado/Foto: José Maria Barros.
 

Por volta das 18 horas, já com a praça Justino Luz completamente pelos devotos, acontece o encontro das imagens do Bom Jesus, de Nossa Senhora das Dores e da Cruz. Logo depois a celebração da missa.

Praça Justino Luz tomada de fiéis na Sexta-Feira dos Passos de 2019/Foto: José Maria Barros.

 

Compartilhe:

Comentar

0 Comentários

  1. Nenhum comentário registrado para esta matéria. Seja o primeiro!

Veja Também